Arquivo mensais:outubro 2014

Certaldo, bate-volta saindo de Firenze

Um excelente passeio bate e volta partindo de Firenze é a pequena cidade medieval de Certaldo, que dista apenas 50km da capital Renascentista. Certaldo,  um aconchegante burgo da região do Val d’Elsa,  circundado de oliveiras, ciprestes e parreiras,  é também famosa por ser a cidade natal de Giovanni Boccaccio.

Certaldo

Certaldo, província de Florença, tem cerca de 16 mil habitantes

Possui uma parte baixa, que é mais moderna, e outra alta,  que constitui o antigo núcleo medieval, rodeado por muralhas com 3 portas de entrada: Porta al Sole, Porta Alberti e Porta del Rivellino.

O vilarejo medieval é pequeno, mas perfeitamente preservado

Certaldo é um burgo que tem mais de mil anos e foi construído com tijolos vermelhos. A cidade toscana é conhecida por ser a terra do poeta e escritor Giovanni Bocaccio, autor da obra-prima Decamerão.

certaldo-toscana

A cidade é dividida em duas: na parte baixa fica o bairro residencial, com seu comércio, bares e restaurantes. Mas o que certamente mais interessa é a parte alta, um burgo cercado por muros medievais que circundam a colina. O acesso à parte alta pode ser de carro ou através da funicular, num percurso que dura apenas 2 minutos.

cidade-medieval

Certaldo é uma cidade de origem etrusco-romana e a parte que mais surpreende é a alta, circundada por muralhas medievais. Aqui estamos saindo da estação de trem e indo pegar o teleférico para subir na parte conhecida como Certaldo alto

Quando a gente desembarca na parte alta logo se surpreende ao nos depararmos com as torres e castelos num cenário que mais parece um filme da Idade Média.
certaldo
A parte antiga da cidade é minúscula e a via Bocaccio, a mais importante, é em homenagem ao seu mais célebre morador. As casas são bem preservadas e ao longo da rua encontramos lojinhas de artesanato, principalmente cerâmica, restaurantes e bodegas que oferecem degustações das especialidades toscanas. Mas a vantagem de passear por Certaldo é que ela não faz parte da rota massiva de turistas.
burgo-medieval-certado
DSC_0950
O prédio mais importante da cidade é  Palazzo Pretorio, ou dei Vicari,  construído na parte mais alta da colina, no século 13, para abrigar os “vicari”ou seja, os magistrados florentinos que administravam a justiça criminal na região.
palazzo-petrorio

O Palazzo Pretorio com sua fachada decorada por brasões em pedra e terracota. A estrutura original da fortaleza é do final do século 13

O percurso de visitação dos museus inclui o Palazzo Pretorio, o museu de arte Sacra e a Casa Bocaccio. Com um bilhete único é possível conhecer as três atrações. A casa onde nasceu Bocaccio foi reconstruída após ter sido atingida na 2ª Guerra e hoje é sede de uma importante biblioteca. Bocaccio morreu no ano de 1375 e a casa onde viveu foi restaurada e atualmente funciona um museu.

certaldo-alto

Piazzeta del Vicario

 

certaldo

Nosso pit-stop foi na Osteria del Vicario. Vinho Chianti, petiscos toscanos, boa companhia e uma vista espetacular. Ah, a Toscana…

DSC_0009

certaldo-italia

Uma das antigas portas da cidade

 

burgo-medieval

Como quase toda a Toscana, a paisagem é poética!  É fácil caminhar pelo burgo que tem praticamente a rua principal e esta estrada que beira a colina e presenteia os visitantes com uma paisagem inesquecível

 

DSC_0057

A atmosfera tranquila do burgo é encantadora… a cidade estava vazia e pudemos curtir cada cantinho da cidade

 

A vantagem de visitar Certaldo é que a cidade não é assediada por turistas como a sua vizinha famosa San Gimignano. Inclusive é possível visitar as duas cidades no mesmo dia, pois Certaldo fica a apenas 8 km de San Gimignano.

certaldo

certaldo-italia

O barzinho Dolce Vita é um charme! Aqui degustamos excelentes produtos regionais, como azeites e geleias

 

DSC_0055

A escola de cozinha da Giuseppina

Em Certaldo funciona a escola de cozinha de  Giuseppina.

certaldo-borgo

Em seu passeio pelo burgo não deixe de visitar a igreja de San Jacopo e Filippo, que é uma construção do século XIII e onde atualmente funciona um museu de arte sacra.

certaldo

 Sobre a obra Decameron

A obra foi dividida em 10 capítulos com 10 histórias em cada um, escrita de forma inovadora e realista entre 1348 e 1353. As histórias são contadas por um grupo de amigos que se isola em uma vila senhoril  para se proteger da peste que assolava Firenze por volta do século XIV.  Bocaccio foi um divisor de águas da literatura numa época em que as narrativas retratavam figuras divinas e temas que abordavam a religião. Em sua obra ele falava de relações humanas, traições, amores correspondidos e aventuras sexuais.

Come chegar a Certaldo:

Certaldo fica a 50 km de Firenze e a 40 km de Siena. O percurso de trem saindo de Firenze dura 1 hora e o bilhete custa 5,90 cada trecho. Chegando na estação de Certaldo você poderá ver a fortaleza sobre as colinas. Para quem quiser ir de ônibus pode procurar a empresa Sita (saída próximo à estação de Firenze) que oferece o percurso, que dura cerca de 1h40.

  •  O acesso até a parte alta pode ser de carro (trajeto dura 10 minutos) ou através do teleférico (funicolare) e o valor para ida e volta é de 1,50.

Posts que podem interessar:

Amor à distancia

Turistas pagam mais caro para consumir

Pratos típicos da Toscana

O conceito do slow travel

Os oratórios nas esquinas de Firenze

Agroturismo, uma forma simples e autêntica de hospedagem 

Cappella Brancacci e as obras de Masaccio

Refeições ao ar livre em Firenze

 

 

Como preparar a mala para o outono europeu

outono
O momento de arrumar as malas para uma viagem sempre traz muitas dúvidas e dificuldades. E pensando em facilitar a vida de quem está vindo pra cá agora no outono, preparei uma lista e algumas dicas para tentar te ajudar. Uma das características da chamada meia-estação é que as temperaturas são mais baixas pela manhã e à noite. E se o dia estiver ensolarado nada de casaco; você vai precisar apenas de uma jaqueta leve durante o dia.
mala-outono
A primeira coisa a ser considerada é que você precisa ser prática e compacta, portanto, nada de exageros! Nem sonhe em achar que você vai precisar de dois looks por dia e muito menos que  precisa separar um look para cada dia. Durante uma viagem quase ninguém volta para o hotel para se arrumar antes de sair pro jantar.  E sim, você vai repetir roupas. Mas com criatividade e com o auxílio de acessórios poderá conferir aspectos diferentes a um mesmo look.

mala-de-outono

Então vamos lá:

1-Escolha uma mala retangular e com rodas. Não se esqueça que será provavelmente você mesma que terá que carregar e levantar a sua bagagem todo o tempo nos momentos de mudar de cidade e pegar trem (conselho: leve uma mala dentro da outra porque com certeza você vai querer comprar alguma coisa, por mais que diga que este não é o objetivo da sua viagem).
2-Selecione peças confortáveis e em cores neutras e coordenáveis entre si.
3- Traga apenas sapatos confortáveis. Lembre-se que você vai caminhar bastante e vai precisar de sapatos bem cômodos, esqueça o salto alto
4- Observe o material das blusas que quer trazer pois não significa que aquela blusa grossa vai te proteger do frio, prefira malhas de lã e caschemire.
5- Use roupas em camadas. Aqui as pessoas usam a expressão de se vestir como “cebola”, isto é, com uma blusa sobre a outra.
6- Caso esteja entre os objetos da sua lista de compras, deixe para comprar aqui botas de cano alto e perfumes (traga amostras e embalagens pequenas de cosméticos. Otimize o máximo que puder o espaço na mala.
7- Você provavelmente não terá muito tempo (e nem ânimo) para se preparar antes de sair para jantar. Para a noite, dê um upgrade na maquiagem e invista em acessórios statement
8- Traga camisetas segunda-pele de algodão para usar diariamente sob a blusa, malha ou camisa. Dessa forma você precisa lavar apenas aquela que está em contato com o corpo
9-Evite peças estampadas, que amassam e com cores difíceis de combinar entre si.
10- Não coloque na mala roupas que não gosta muito e que nunca usou pois certamente não será nesta viagem que você vai estreá-la.

 

preparar-mala-outono-europa

Caso não ocupe muito espaço na mala, selecione uma bolsinha para ser usada à noite

 

Peças  para uma viagem de 15 dias a 20 dias:
Peças íntimas (coloque-as em um saquinho separado para facilitar)
Pijamas
Produtos de higiene (separe nas necessaires por categoria: produtos para cabelo, maquiagem…)
Remédio
Camisetas de algodão segunda-pele (3)
Blusas (4)
Camisas (2)
Cardigan (2)
Malhas (2)
Calça jeans (2)
Calça de tecido (2)
Saia
Vestido (2)
Acessórios (cintos, lenços e meias grossas)
Sapatos (1 bota cano médio e 1 tênis)
Trench-coat
Jaqueta (1)
Casaquinho (1)
Leggings
Meia-calça grossa (1 preta e 1 de outra cor)
Sombrinha
Leve também uma sacola para as roupas sujas
Importante: leve em sua bagagem de mão uma lingerie e uma camiseta (em caso de emergência, caso a mala seja extraviada)
mala-de-outono

Mala para o outono: começando a separar as malas com as peças mais básicas

 

como-fazer-mala-outono

Dois cardigans e echarpes e lenços que podem ser usados com ambas as peças

look-outono

Leggins – conforto sempre! (foto divulgação)

dica-mala-outono

As malhas podem ser usados sobre camisas e blusas de gola alta (foto divulgação)

roupa-outono

Vestidos neutros podem ganhar meias coloridas e echarpes (foto divulgação)

shoes

Excelente pedida para viagem: os sapatos da Hogan. Inclusive você pode enfrentar a viagem de avião com um modelo desse tipo (foto divulgação)

Vou mostrar alguns looks que podem servir como fonte de inspiração pra você preparar a sua mala para o outono:

streetstyle
streetstyle-italia
DSC_0082
DSC_0485

Comida saudável

comida-saudavel

Muito se fala sobre comida saudável, dieta e bem-estar. Mas nem todo mundo associa o ato de se alimentar às nossas emoções. E é claro que quase nunca pensamos nisso, apenas comemos porque o nosso corpo necessita de combustível. O blog Grazie a te (olhem que prestígio, hein?) esteve entre os 20 jornalistas e bloggers convidados a participar do evento Di che cibo 6?, um projeto apresentado pela psicóloga Nicoletta Arbusti que comprova a máxima de que somos o que comemos.
excelsior

O prestigioso hotel The Westin Excelsior de Firenze onde foi apresentado o projeto Di che cibo 6? , que traduzido para o português seria “De que comida você é?”

Para realizar os estudos Nicoletta contou com a participação de profissionais de diversas áreas que apresentaram a sua relação com a comida e com a alimentação sob a ótica da psicologia, medicina integrada, educação e sociedade. 

DSC_0069

Aqui a psicóloga Nicoletta Arbusti no início da apresentação do projeto, explicou que até mesmo a cor dos talheres pode influenciar na percepção do sabor durante as refeições

Durante a apresentação da parte teórica, a pedagoga Silvia Guetta, professora da universidade de Firenze, falou sobre o imprescindível papel da alimentação em nossas vidas. Ela destacou que começamos a criar uma relação com gostos e sabores desde quando estamos no útero e que a comida é basicamente um reflexo de educação, relacionamento, religião e cultura.

DSC_0068

A nossa relação com a comida e com a forma em que nos alimentamos é uma experiência multisensorial que vem sendo mapeada desde que estamos no útero de nossas mães, destacou a pedagoga Silvia

comer-bem
A neurologista Roberta Chiaramonti e a chef Entiana apresentaram o resultado de diversos experimentos que fizeram na cozinha com uma grande variedade de pratos e ingredientes onde analisaram os alimentos crus e cozidos de diferentes formas com vários temperos e acompanhamentos.onde foi medido o rH – que significa energia vital ou capacidade antioxidante , conceito desenvolvido pelo médico israelita Nader Butto, que atuou em Torino e teve como aluna a doutora Roberta. O valor de cut-off do rH é de 22, portanto, um número inferior a este valor indica alto poder antioxidante.

DSC_0084

Aqui a doutora Roberta apresenta alguns pratos que foram analizados. É possível integrar a atual forma de avaliação do potencial nutricional da comida (kcal) medindo também a capacidade antioxidante (rH)

Durante esta semana procurei a chef Entiana em busca de alguns conselhos sobre a alimentação para os nossos leitores e a sua resposta foi muito simples e sincera:”Precisamos voltar um pouco no tempo e adotar alguns costumes de família que a sociedade atualmente teme e proíbe.Precisamos confiar em nossa intuição. Muitos tipos de comida que são cortadas do nosso dia a dia não fazem mal à saúde, pelo contrário, precisamos de algumas delas”. Segundo Entiana, basta comer a quantidade certa, pois tudo é uma questão de equilíbrio. E sabe aquela neurose quando estamos diante de uma pizza e dizemos que não podemos? Segundo ela está é atitude errada, pois nosso cérebro elabora tudo e a gente transmite esses dados para o nosso corpo de forma errada. “Hoje tem muito tabu envolvendo a alimentação. Algumas coisas vistas como vilãs nem são nocivas, mas muito pelo contrário, são importantes para o nosso corpo”.
DSC_0071

A escolha dos vinhos ficou a cargo do sommerliere do Marino Sartorato que escolheu o vinho tinto Schioppettino Di Cialla, ano 2009, e como branco o Poggio della Costa 2013 Sergio Mottura

 

DSC_0075

A top chef Entiana Osmenzeza explanava sobre os alimentos avaliados. Entiana è chef do restaurante Se.sto, que funciona no terraço do luxuoso hotel Excelsior

Muitas vezes um alimento não apresenta um bom rH mas misturado com outros ingredientes pode ser satisfatório. Um dos exemplos citados é o refogado de abobrinha. É muito mais saudável acrescentar no final sal, azeite extra-virgem e alho cru.
DSC_0077
Três pratos que fizeram parte do experimento, com excelente valor  antioxidante,  foram servidos aos convidados.
DSC_0091

Os profissionais envolvidos no projeto. O sommerliere do restaurante do hotel Marino Sartorato, a médica neurologista Roberta Chiaramonti , a chef Entiana com Silvia e Nicoletta

DSC_0074

Bebendo, comendo e postando nas redes sociais

Aqui foi servido o primeiro prato: sopa de Daikon com gengibre e cenoura e carne de porco, delícia!

DSC_0073

Entiana percebeu que acrescentando gelo seco ao final da preparação conseguia um rH favorável . Por este motivo, a fumacinha na cumbuca de sopa

DSC_0078

Outro prato servido foi Peixe ombrina com molho de tomate, beringela e agridoce

comida-saudavel

E esta sobremesa à base de manga servida no gelo??? Dá água na boca só de lembrar

Esta foi uma experiência rica e muito interessante que nos ajudou a compreender a nossa relação com a comida e com a forma que nos alimentamos. E se a gente voltasse um pouco no tempo e se permitisse comer com mais liberdade e menos culpa?

 

Bijuterias de época em Firenze

compras-italia
Eu descobri a marca de bijuterias Tharros há cerca de dez anos em minhas andanças sem rumo pela cidade de Firenze. (Já falei e repito que precisamos observar o que podem revelar as portinhas antigas do centro histórico.)  Na época a Tharros tinha duas oficinas, sempre em Borgo Santissimi Apostoli, e lembro-me que fiquei encantada da forma em que aquele minúsculo espaço abrigava aquela infinidade de brincos, colares e pulseiras feitos de forma artesanal e que lembravam joias de época.
tharros
E agora com o blog resolvi voltar lá e mostrar pra vocês as peças lindas que a Tharros produz.  A loja cresceu e se diversificou também passando a oferecer objetos para a casa, ideia do proprietário Carlo Amato, calabrês que veio para Firenze nos anos 70 e iniciou a atividade graças ao contato com um artesão oriental que comercializava pedras nos mercadinhos das cidades italianas.
artesa

Atualmente Eleonora colabora com a atividade da familia . Ela tambèm produz algumas peças e ajuda na administraçao da empresa

 

Quem me recebeu na loja foi Eleonora Amato, filha do proprietário, que também atua na produção das peças.
DSC_0662-001
bijoux
O estilo das peças é inconfundível e objeto de desejo para artistas e estilistas, inclusive da área teatral. Acho as peças super originais e têm tudo a ver com a cidade de Firenze.
DSC_0676-001
Graças à  capacidade de reproduzir tão fielmente as jóias dos quadros e obras de arte, os próprios museus fiorentinos transformaram-se em pontos de venda das peças. Na Uffizi, por exemplo,  podemos adquirir peças da marca.
dicas-compras-italia

Tudo lindamente exposto! Dificil é escolher o broche mais bonito!

reproduçao-joia

Aqui a fonte de pesquisa para reprodução do colar. A obra “Virginia de’ Medici”, de Jacopo Ligozzi, encontra-se no museu Uffizi

 

tharros

Na parte dos fundos da loja uma area dedicada à peças de decoração

guia-compras-firenze

dicas-compras

A Tharros fica na Borgo Santissimi Apostoli, 28 r, no centro de Firenze.

Posts que podem interessar:

Hospedagem em apartamento em Firenze 

Por que os italianos não engordam?

20 atrações grátis em Firenze 

A cúpula do Duomo de Firenze

Vinícola Antinori, na Toscana

Comento sempre aqui no blog sobre o forte apego do povo italiano com a sua terra natal e suas origens. E hoje mostro um pouquinho da história da família Antinori, que há 26 gerações dedica-se à produção de vinho e construiu na pequena cidade de Bargino, entre Firenze e Siena, uma moderna e belíssima vinícola. A cantina, inaugurada em 2012,  é um presente da família à terra do Chianti Classico confirmando seus laços históricos com a sua terra de origem.  Uma ótima opção para quem tem vontade de conhecer uma vinícola nos arredores de Firenze.

antinori

A vinícola Antinori nel Chianti Classico

Estive recentemente visitando o espaço, uma obra arquitetônica espetacular, moderna e completamente integrada à paisagem. Podemos dizer que este é um verdadeiro templo do vinho, onde cada detalhe foi minuciosamente estudado para que o homem pudesse aproveitar da melhor forma os recursos da natureza. Durante o tour pela vinícola pudemos conhecer um pouco da história da família, do seu amor pela cultura do vinho e por este pedacinho da Toscana. A Marchesi Antinori transferiu grande parte do seu escritório para o local, que abriga também um museu, um restaurante, uma  bodega e uma livraria. Esta é uma obra do arquiteto Marco Casamonti,  que utilizou na estrutura materiais naturais da região.
antinori

Praticamente uma simbiose entre arquitetura e paisagem. A Antinori é um excelente exemplo de construção eco-friendly

 

DSC_0511

Com tradição de mais de 600 anos na produção de vinhos, a empresa tem à frente o marquês Piero Antinori, que conta com a ajuda das três filhas

cantina-antinori

Entre interrupções e dificuldades encontradas, o projeto durou quase 10 anos (7 apenas para a construção). Uma das exigências do marquês era que o prédio fosse integrado ao ambiente e por este motivo precisaram escavar a terra para que a construção não agredisse o panorama.

vinicola-antinori

Aqui começou o nosso tour, que tem duração de uma hora. Durante o passeio são explicadas as técnicas de prensagem, fermentação, maturação e envelhecimento

 

vinícola

A adega foi pensada para permitir a vinificação “por gravidade” e garantir naturalmente a temperatura ideal para a produção e conservação do vinho

 

vinicola

Pudemos observar os tanques de fermentação e os barris onde os vinhos descansam. Olhem que elegante sala de degustação com as paredes em vidro

 

Visitando a vinícola 

Desde que foi inaugurada, há quase dois anos, a empresa está aberta para visitas e oferece ao público a possibilidade de acompanhar todos os processos que envolvem uma produção de larga escala e conhecer um pouco da história da tradicional família. Para agendar visitas e degustações basta entrar aqui.
azeite

Antigo barril para armazenamento de azeite de oliva

 

DSC_0472

Obra contemporânea em exposição na escadaria do artista argentino Tomas Saraceno. Na esfera uma planta que sobrevive sem água, apenas com humidade

 

vinicola-antinori

A guia Elisa nos acompanhou neste tour pelo moderno e surpreendente espaço. Aqui estamos na sala dedicada ao Vin Santo

 

cantina-antinori

degustando

Estes foram os vinhos que degustamos ao final do passeio pela empresa

 

vinicola

A empresa é conhecida mundialmente pela produção de vinhos Chianti e Supertoscanos, como o Tignanello e Solaia, que estao entre os melhores vinhos italianos

 

Antinori

Quando a gente chega até o terraço onde fica o restaurante é impossível não se surpreender com a espetacular vista. Em meio ao verde da natureza e às plantações de uva. Nem mesmo a chuvinha que caiu tirou o charme do local

vinicola

A vinícola foi concebida para ter um baixo impacto ambiental e uma grande economia energética

vinicola-antinori

DSC_0509

Com um panorama surpreendente, no restaurante Rinuccio 1180, são servidas delícias da culinária toscana e o sommerliere do local aconselha os melhores vinhos que harmonizam com os pratos escolhidos. Estive com a minha amiga Monica Cantagalli, que atua na presidência da empresa, e me fez companhia na hora do almoço

DSC_0508

DSC_0492

Objetos como taças e decanters à venda na loja da Antinori

 

DSC_0494

Como chegar:

A Antinori fica em Bargino, a menos de 30 minutos de Firenze. Caso você não esteja de carro, existem ônibus da Sita saindo de Firenze que param na entrada da empresa e o percurso dura 40 minutos.
DSC_0467

Total harmonia com a natureza – Cercado pelas colinas do Chianti e coberto de vinhas, a vinícola é integrada ao ambiente, buscando respeitar e valorizar a paisagem local

A Antinori nel Chianti Classico  faturou o premio Wold’s Best Vineyards 2022, numa competição entre 50 vinícolas do mundo inteiro. A escolha de melhor vinícola  levou em consideração não somente a qualidade dos rótulos, mas critérios como beleza do territorio, infraestrutura, tours, oferta gastronômica e historia, enfim, tudo o que contribui para a experiencia do visitante.

Quer conhecer a Antinori? Escreva um email para grazieateblog@gmail.com.

Streetstyle, Firenze

DSC_0685

Bem-vindo outono! Apesar de estarmos no início de outubro o sol continua brilhando firme aqui em Firenze e o ventinho fresco que apareceu foi devido à chuva que caiu durante a semana. Os dias têm sido lindos e a previsão é que a temperatura fique em torno dos 24 graus, o que é uma maravilha! Friozinho apenas bem cedo e à noite, quando escurece. Agora vamos dar uma olhada nos looks que circularam pela cidade? Continue lendo