Arquivo mensais:abril 2015

Os produtos da Ortigia

Difícil resistir aos produtos da marca italiana Ortigia Sicilia, que conheci por acaso, quando estava passeando perto da Ponte Vecchio, logo quando vim morar aqui em Firenze. Atraída pelas embalagens com desenhos coloridos de muito bom gosto, entrei para experimentar alguns dos produtos que adoro como cremes, sabonetes e velas perfumadas.  E o que é melhor, feitos com essências naturais, inspirados nas cores e perfumes da região mais tropical da Itália, a Sicília.
ortigia

A Ortigia possui uma luxuosa coleção de sabonetes, perfumes, cremes, velas e loções,  formulada com ingredientes naturais da Sicília e  inspirada na beleza, cores e aromas da região mais tropical e antiga da Itália

 

A loja foi fundada na Sicília em 2006 pela inglesa Sue Townsend, que atualmente mora em Firenze, sede  da empresa. Inclusive é ela a responsável pelas admiradas embalagens baseadas em imagens exóticas e cores únicas, encontradas na Sicília, ilha que ela sempre frequentou durante suas férias  e que foi sua fonte de inspiração para a concepcão da marca.
ortigia

O nome Ortigia vem da pequena ilha que fica perto de Siracusa, na Costa sudeste da Sicília. É um pedacinho da ilha conhecida como “Sicília Oriental” devido à proximidade com a África e seu clima tropical

Ortigia

Visitar a loja da Ortigia é fazer uma viagem sensorial em meio às embalagens e aromas. As fragrâncias são as seguintes Mandorla, Ambra Nera, Bergamotto, Corallo, Fico D’India, Florio, Geranio, Gelsomino, lavanda,  Lime di Sicilia, Neroli, Pomegranate, Sandalo e Zagara, que é a minha preferida, que tem como base destilado de flor de laranja e madeira.

compras-firenze

 

tuscan-gifts

A inspiração são as plantas sicilianas, como zagara, melograno, figo da Índia e lavanda. Reparem nas embalagens desenhadas pela proprietária da marca. Uma mais linda que a outra!

 

Quem assina os perfumes,  destilados das flores sicilianas, é o florentino Master em perfumaria,  Lorenzo Villoresi.  A base de todos os produtos é natural, com ingredientes como o azeite de oliva, glicerina vegetal e corantes orgânicos.
Ortigia-italia

A Ortigia criou também uma linha de acessórios como echarpes, bolsas, saídas de praia e chaveiros

O que acharam desta dica de presente? Uma boa pedida para quer levar uma lembrança exclusiva  e de bom gosto. A Ortiga tem lojas em Siracusa, Roma, Veneza e Lucca, além de estar presente na Inglaterra e na Alemanha. A  loja de Firenze fica pertinho da Ponte Vecchio, no Oltrarno.
Ortigia 
Borgo S. Jacopo 12/R
Firenze

Todi, na Úmbria

Todi

Apesar da proximidade com a Toscana eu conhecia a Úmbria apenas de passagem. E nesta Páscoa escolhemos a cidade de Todi, na província de Perugia,  para um final de semana prolongado. Tivemos uma grata e  satisfatória surpresa! De Firenze, a viagem dura pouco mais de duas horas.

Todi

Todi é uma das principais cidades da Úmbria,  região famosa pelas suas colinas verdes (muitas repletas de oliveiras), que tem como base de sua economia o artesanato, a indústria, a agricultura e o turismo. Sua arquitetura medieval bem conservada é sem dúvida um dos principais atrativos. Todi é pequena, tem pouco mais de 20 mil habitantes e é terra de gente hospitaleira e simpática.  A impressão que temos é a de que todos os moradores se conhecem…  Gostoso observar o ritmo de uma cidade que ainda conserva hábitos que não se perderam com o tempo: os passantes se cumprimentam, as pessoas são chamadas pelo nome, o barista sabe que o cafezinho do Giuseppe é “lungo” e um encontro casual na pracinha central da cidade é um momento para jogar conversa fora… sem pressa.  E pra que correr?

Todi-umbria

Graças ao Instagram da Doris eu já estava familiarizada com a cidade e adorei conhecer pessoalmente algumas personalidades e cantinhos encantadores da cidade

Todi foi fundada entre os séculos VIII e VII ac e desenvolveu-se principalmente no século IV ac recebendo forte influência etrusca.

dicas-umbria

Todi-piazza-del-popolo

A piazza del Popolo é o ponto de partida para explorar a cidade. É circundada de prédios e abriga o Duomo da cidade, construído no século XII

Uma das vantagens de incluir Todi em seu passeio é que, fora a sua exuberante natureza e riqueza cultural de burgo medieval, a cidade não sofre grande assédio de turistas.

Todi

No Museu Civico, que funciona no prédio da prefeitura da cidade, na piazza del Popolo, estão expostos objetos umbros, etruscos e romanos

Na praça del Popolo, o miolo da cidade, fica o Comune do Todi, ou seja, a prefeitura da cidade. Estivemos visitando o  Museu Cívico, que funciona no segundo andar do prédio. O museu de arqueologia é um interessante percurso para o acesso à memória histórica da cidade. Estão expostos vasos, cerâmicas, moedas, artigos em bronze, vestimentas e inclusive peças da pré-história. A maioria dos objetos expostos são provenientes das tombas encontradas no final dos anos de 1800. Muitos materiais foram encontrados através de escavações nas áreas urbanas.

o-que-fazer-em-todi

Todi é uma cidade medieval cheias de belezas e tradições sobre as colinas no vale do Tevere. Como a maioria das cidades etruscas é circundada por muralhas. A parte mais “moderna” e atual fica na parte baixa.

Todi
Uma dica para quem quer visitar os principais museus e templos é adquirir o ingresso (Todi Unica) que dá acesso à 7 atrações : Museo cívico, Campanile Di San Fortunato, Cisterne Romane (uma boa pedida desvendar os tesouros subterrâneos através de visitas às cisternas romanas), Museu Lapidario, Palazzo Vescovile, Cripta da Catedral e Chiesa della Nunziatina. O ingresso custa 10 euros e pode ser usado nos finais de semana e feriados ( não é necessário visitar todas as atrações no mesmo dia).
dicas-todi

A igreja de San Fortunato, padroeiro da cidade, edificada no século XIII . Ali está enterrado o poeta Jacopone de Todi . Aqui perto fica a Vineria San Fortunato . Olhem que maravilha a nossa tábua de antipasto preparada por Giuseppe

brasileiros-na-italia

Ficamos hospedados no hotel Bramante, que funciona um antigo convento do século XII. Conseguimos um valor especial e pagamos 260, euros para duas diárias. O café da manhã é caprichado e servido em um salão elegante com a vista para as colinas da cidade. O hotel fica a poucos passos do centro, próximo ao Templo de Santa Maria da Consolação , linda e imponente construção do século XVI.

dicas-viagem-italia

A vista do alto da cidade: paisagem de encher os olhos! A cidade tem vários acessos – chamados de portas – e quem não quiser subir de carro (pois não é tão simples estacionar na parte alta da cidade) vai precisar enfrentar ladeiras ou escadas íngremes.  Mas aqui vai uma dica: na cidade existe um teleférico que funciona gratuitamente. Você estaciona o carro na parte baixa da cidade, sobe e pode curtir o passeio na parte alta da cidade caminhando a pé.  Todi é pequena e é bem gostoso desvendar seus becos e ladeiras com calma e observar o ritmo tranquilo e pacato da cidade. É tāo encantadora que nem parece de verdade…

Todi

Todi fica bem perto das cidades de Assis, Spoleto, Perugia, Orvieto e Cortona, na Toscana. Saindo de carro de Roma o percurso dura 1h30

Onde comer: Dentre os locais que sugerimos para almoço ou jantar estão a Vineria San Fortunato, Le Scalette e Pane e Vino (todos na via Ciuffelli).  E para um saboroso gelato, a sorveteria Pianegiani (fica perto da piazza Garibaldi). Tivemos experiências excelentes em todos esses locais.

 

Streetstyle, Firenze

O mês de abril começou com um sol reluzente e temperaturas em torno dos 19 graus durante o dia. Estamos na meia-estação, período de transição entre uma estação e outra (mesmo com a chegada oficial da primavera alguns dias são frescos e a temperatura cai consideravelmente quando chove). Mas já podemos abandonar os casacos pesados e embutidos… Ganham vez casacos de lã, jaquetas e casaquetos. E há quem arrisque com vestidos sem meia e camisas sem manga… Vamos ver o que estão usando pelas ruas de Firenze?

DSC_0668

DSC_0673

DSC_0147

DSC_0658

DSC_0142

DSC_0711

DSC_0675

DSC_0694

DSC_0705

DSC_0087