A Florença que vemos sempre nos cartões-postais e rota obrigatória de turistas em visita à cidade, já sabemos de cor e salteado: Catedral Santa Maria Del Fiore, Basílica Santa Maria Novella, Basílica de Santa Croce, Museu Uffizi, Palazzo Vecchio, Piazzale Michelangelo, Palazzo e Pitti e Galleria dell’Accademia. Basicamente são essas as atrações que fazem parte da lista dos turistas que visitam Florença. Mas essa extraordinária cidade guarda verdadeiros tesouros não muito conhecidos, geralmente visitados por quem já esteve na cidade. Aqui uma relação com 10 atrações que selecionei pra vocês de uma Florença menos conhecida:
1- Basílica de San Miniato al Monte – A igreja fica a poucos passos do Piazzale Michelangelo e é uma das obras-primas do estilo românico na cidade. Foi construída entre os séculos 11 e 13 . Geralmente, para ter uma visão panorâmica da cidade os visitantes escolhem o Piazzale Michelangelo, mas sugiro também visitar a basílica, que fica a 5 minutos a pé. Entrada gratuita.
2- Giardino delle Rose– Com cerca de 350 espécies de rosas, o Giardino delle Rose é um dos jardins panorâmicos mais lindos de Firenze. Localizado sobre as colinas de San Miniato e pouco abaixo do Piazzale Michelangelo, foi realizado em 1865 pelo arquiteto Giuseppe Poggi. O jardim fecha em alguns meses do ano, sempre aberto na primavera e no verão. Entrada gratuita.
3- Cappella Brancacci– Continuando com os locais de Florença menos conhecida, sugiro uma visita à Cappella Brancacci, fundada no século 14. A capela fica dentro da igreja de Santa Maria del Carmine e guarda preciosidades da pintura do Renascimento italiano. A pequena capela reúne obras de Filippino Lippi, Masolino e Masaccio, um dos primeiros artistas a utilizar a perspectiva em suas pinturas. A Cappella Brancaci fica na piazza Del Carmine, no Oltrarno.
4- Villa Bardini – Conhecida também como Villa Manadora, a Villa Bardini é um importante espaço verde na cidade dedicado a exposições temporárias, graças aos seus dois museus internos, o Museu Capucci e o Museu Annigoni. A vista dos jardins da Villa é um espetáculo e o local pode ser visitado com o mesmo ingresso que os Jardins de Boboli.
5- Palazzo Medici Riccardi -Riqueza do patrimônio arquitetônico, histórico e artístico de Firenze, o Palazzo Medici Riccardi foi a primeira residência da poderosa família Medici em Florença. Concluído em 1460, é um dos mais notáveis modelos de arquitetura Renascentista em Firenze. Foi projetado por Michelozzo em 1444, sob encomenda de Cosimo Il Vecchio. No ano de 1517 passou pelas primeiras alterações estruturais. Atualmente, além de ser sede da Città Metropolitana, abriga exposições de arte temporárias e funciona como museu, que oferece aos visitantes a oportunidade de um retorno ao passado de ao menos quatro séculos. No complexo onde fica o prédio você também pode visitar o lindo jardim do palácio. Fica na via Cavour, 1.
6- Museu Arqueológico de Firenze – O MAF briga verdadeiros tesouros únicos, pouco conhecido em comparação com outros museus do circuito da cidade, também inclui uma seção de bronzes da antiguidade e renascentistas e seção egípcia que é segunda mais importante da Itália, depois a de Turim. O museu abriga a importante obra Quimera de Arezzo, em bronze, um dos maiores exemplares de arte etrusca antiga, provavelmente do do século IV A.C.. Foi encontrada em Arezzo em 1553. Você vai poder ver múmias do período egípcio, sarcófagos etruscos e esculturas romanas em um dos museus mais antigos da Italia. O museu fica na Praça della Santissima Annunziata, 9,r
7- Museu Opera del Duomo– Aqui encontramos a maior concentração de esculturas monumentais florentinas do mundo: estátuas medievais e renascentistas e relevos em mármore, bronze e prata pelos maiores artistas da época. Obras-primas que, na maioria dos casos, foram feitas para o exterior e o interior das estruturas eclesiásticas que encontramos em frente ao museu: a Catedral de Santa Maria del Fiore, o Batistério de San Giovanni e o Campanário de Giotto. O museu apresenta obras feitas para esses edifícios, que juntos constituem o que hoje é chamado de “Museo Opera Del Duomo”.
8- Igreja de Santa Trinita – A igreja de Santa Trinità fica na praça homônima, na elegante Via Tornabuoni. Foi fundada pelos monges valombrosianos no século 11. Obteve o título de abadia no século 14 e passou por algumas reconstruções. Ao longo dos séculos, as capelas da igreja foram colocadas sob o patrocínio de ricas famílias florentinas. As formas em estilo gótico datam da segunda metade dos anos 1300 e foram atribuídas ao artista Neri di Fioravante A igreja tem 20 capelas, sendo que uma das mas preciosas é a Cappella Sassetti, preciosa obra de Domenico Ghirlandaio, realizados entre 1482 e 1485. Entrada gratuita
9 -Le Rampe del Poggi – As rampas do Poggi foram construídas pelo arquiteto Giuseppe Poggi entre 1872 e 1876. Durante cerca de cem anos ficaram desligadas e desde 2019 voltaram a embelezar a região do Oltrarno, próximo à Torre de San Niccolò. A obra tem uma superfície de 6700 metros quadrados e apresenta um moderno sistema hídrico, composto por grutas, cascatas e planta e Liga o lungarno ao Piazzale Michelangelo.
10- Igreja de Ognissanti – A igreja de Todos os Santo guarda preciosos tesouros artísticos em seu interior, que é ricamente decorado, com obras de arte realizadas por Giotto, Taddeo Gaddi, Botticelli e Ghirlandaio. A igreja franciscana tem sua origem ligada à família do navegador Américo Vespúcio, que a patrocinou. Em seu interior os túmulos de nomes prestigiosos como Américo Vespúcio e Simonetta Vespúcio, a musa de Sandro Botticelli, que também foi enterrado no local.
O que acharam das opções deste post Florença menos conhecida? Alguma outra atração que não faz parte das mais visitadas que gostaria de dividir com a gente? Em breve vou publicar mais 10 atrações “Florença menos conhecida”.
'Florença menos conhecida' have 2 comments
17 de dezembro de 2020 @ 10:48 Grazie a te / A street art de Clet, o artista provocador que decora cartazes estradais
[…] Assim é Clet: um provocador. Ele quis chamar a atenção para os artistas que vivem e trabalham em Firenze. O pintor e escultor Clet Abraham é francês e vive na Itália desde 1990. Depois da […]
28 de julho de 2021 @ 16:03 Grazie a te / Uma relaçao com 10 atrações menos óbvias em Florença
[…] Florença menos óbvia, trago neste post outras 10 atrações. Já havia publicado ano passado Florença menos conhecida indicando 10 atrações. Espero que […]