Um passeio pelo centro histórico de Firenze revela belezas da arquitetura em todos os cantos. E é impossível não reparar os oratórios nas esquinas da cidade. Chamado de tabernacolo em italiano, essas estruturas que adornam as esquinas eram colocadas por devoção e para pedir proteção aos passantes. Um verdadeiro e precioso patrimônio artístico!

Essas imagens sacras caracterizam muitas ruas do centro histórico de Florença. Uma forma de arquitetura religiosa que remonta aos tempos romanos, mas que se propagou em Florença a partir de 1200
Os oratórios têm origem antiga e esta forma de arquitetura religiosa em Firenze teve muita importância no ano de 1200 devido à luta dos católicos para combater a heresia, sob a liderança de Pietro da Verona, da ordem dos Dominicanos.
As imagens sacras esculpidas ou pintadas eram colocadas nas esquinas, perto das bodegas e prédios públicos para proteger os moradores e passantes. As imagens inicialmente representavam a Virgem Maria mas a partir do início de 1300 começaram a retratar outras imagens. Em frente à essas imagens religiosas eram acessas luzes que serviam não apenas para testemunhar a fé dos habitantes e proteger os passantes, como também de iluminar as ruas à noite.




Diante dessas imagens eram realizadas funções religiosas e acesas luzes que atestavam a fé dos habitantes e protegiam os viajantes




Os oratórios eram construídos por uma questão de devoção e para proteger as famílias, passantes e viajantes. A tradição de ter também uma lâmpada acesa é que dessa forma as ruas eram também iluminadas




Existiam em Firenze muitos outros oratórios. No final do século 19 foram destruído muitos prédios, igrejas e torres – e também muitos oratórios – para dar espaço às novas ruas e praças da cidade




A partir do século 15 a realização dessas imagens teve novo impulso pois não significava apenas devoção mas também mostrava poder e riqueza




Na piazza Rucellai




Esquinas das ruas della Vigna Nuova com della Spada




Nas proximidades do Duomo, na via de’ Martelli




Decoração tipicamente barroca. Tabernáculo em pedra, do século 17, com estátua da Virgem (século 19). A estátua da virgem, em gesso, que foi provavelmente substituída pela original




Esquina com as ruas Via della via Nuova e via del Parione




Na piazza della Passera, no Oltrarno




Durante a peste de 1348 foram montados altares nas proximidades dos oratórios. As missas eram celebradas em locais abertos para diminuir o risco de contágio




O Tabernacolo delle Fonticine, na Via Nazionale. Foi projetado por Girolamo della Robbia em 1522
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