Arquivo mensais:outubro 2015

Uma história de amor

Messina

“Em maio de 2011 um italiano literalmente cruzou o meu caminho. Depois de tantas mensagens, skype e vindas dele ao Brasil, com uma dessas ajudinhas do destino, consegui folga na semana do carnaval de 2012 e resolvi conhecer o Bel Paese! E bota belo nisso!!!” A história de amor entre a brasileira Adriana Campanha e o italiano Pierluigi Rizzo na verdade começou na Espanha, mais precisamente no Caminho de Santiago.  No Amici Miei o relato da odontogeriatra Adriana que conta o início de seu relacionamento com Pierluigi, que tem o excelente canal Vou Aprender Italiano, com dicas super interessantes pra quem quer aprender italiano. Eles  atualmente moram em São Paulo e são os papais dos fofíssimos Matteo e do Luca.

“Bom, vou contar um pouquinho por onde passei nessa viagem: o Pierluigi morava na Calábria, em Catanzaro, e ele foi de carro me buscar em Roma. Ficamos 2 dias em Roma, depois juntos descemos a Itália passando por Amalfi (onde dormimos uma noite) e parando em Pompei para conhecer o famoso e fascinante sítio arqueológico! Depois de Catanzaro ainda esticamos um pouquinho e “batemos na porta” da Sicília: atravessamos de “traghetto” até Messina, mas não descemos (lembra que eu tinha só uma semana? Já estava fazendo milagres pra conseguir conhecer tantos lugares!).

Fontana-Trevi

Na Fontana de Trevi, uma das principais atrações de Roma, onde começaram o passeio

Roma dispensa comentários, né? Além dos passeios triviais como na Fontana de Trevi, Vaticano, Coliseo, ele também me levou na Via Piccolomini, para me mostrar o efeito óptico da Cúpula de San Pietro, que vai ficando menor a medida que nos aproximamos dela! Uhnn… e me levou também em uma pasticceria deliciosa chamada Mizzica, para experimentar meu primeiro cannolo (esse eu posso dizer que foi amor à primeira mordida!).

Como é encantadora a Itália passeando de carro! Faz bem quem aluga um carro e escolhe conhecer o país percorrendo as estradas italianas, nem que seja um pequeno trecho. Vale muito a pena, o visual é incrível e tudo é muito bem sinalizado.

Amalfi

Adriana em Amalfi, no sul da Itália

Chegamos em Amalfi já era noite, por isso só quando acordei e abri a janela do quarto foi que me dei conta do quão lindo é aquele lugar. Conheci em pleno inverno e mesmo assim me apaixonei: todas aquelas casinhas por entre os vales. No centro da cidade conhecemos a igreja chamada Cattedrale di Sant’Andrea e depois nos metemos nas “vielinhas”. Fomos subindo e a sensação é encantadora! Só se anda a pé. Janelas abertas, frases nos azulejos pendurados (algumas um tanto rudes, mas com um humor característico de italiano), donne parlando nas portas das casas… que atmosfera!

unnamed-2

Azulejos em Amalfi

Nossa viagem prosseguiu e a próxima parada foi Pompei. Conheci a “cidade fantasma” e foi difícil de imaginar que num dia comum no século I, pessoas que viviam ali, naquele lugar em que estávamos foram arrasadas pelo terror da erupção do vulcão Vesuvio. Entrar na cidade, conhecer casas, o teatro, prostíbulo e até como os corpos foram encontrados após a redescoberta da cidade foi impressionante!

pompei

Pierluigi no anfiteatro de Pompei

Para fechar a minha viagem com chave de ouro, como eu disse, o Pierluigi me levou de “traghetto” para ver Messina, sua cidade natal. Que vontade de descer para conhecer a Sicília! Bom, definitivamente faltaram dias na minha viagem. E o melhor é que, na época eu mal sabia que conheceria a ilha em breve, na minha segunda ida ao País da Bota. É, porque a essa altura eu já estava apaixonada. Por ele e pela Itália!”

Duomo-Messina

O Duomo de Messina

 

Messina

O stretto di Messina à noite (todas as fotos são do arquivo pessoal de Adriana e Pierluigi)

 

Adriana e Pierluigi moram em São Paulo num apartamento inspirado na própria história de amor do casal. A casa deles saiu na Hypeness e você pode conferir aqui como é este lar, cheio de elementos que remetem os dois países. Na maior sintonia!

Grazie Adriana por dividir com a gente a sua história!

 

Adquira os seus bilhetes sem impressão e sem fila. É pratico e simples, clique aqui.

Posts que podem interessar:

Os cafés de Firenze 

O artista Michelangelo 

Basílica de San Minaot al Monte

As lojas de luxo em Firenze

O conceito do slow travel

A cúpula do Duomo de Firenze

Festas medievais na Toscana 

Hospedagem em apartamento em Firenze

Bicicletas em Firenze

Aldravas italianas

Refeições ao ar livre em Firenze

Palazzo Medici Riccardi

 

Streetstyle outono, Firenze

O frio parecia que tinha chegado mas foi mera impressão. A semana começou chuvosa e com temperaturas mais baixas mas desde quarta-feira o sol voltou a brilhar e esses últimos dias foram bem agradáveis, com temperaturas na casa dos 18 graus (sábado chegou a 23), uma beleza se considerarmos que estamos quase em novembro.  Segundo a previsão do tempo (clique aqui para ver) sol e chuva se alternam também esta semana e a media deve ser de 18 graus.

Vamos aos looks:

stretstyle

DSC_0213

DSC_0209

DSC_0216

DSC_0223

moda-de-rua

streetstyle-italia

DSC_0173

DSC_0175

DSC_0177

unnamed-3

 

DSC_0192

DSC_0206

O Grazie a te também no SNAPCHAT. Te espero lá, aqui vai: grazieateblog.

Um passeio por Siena

Siena é uma espetacular cidade medieval que eu sempre aconselho aos visitantes que escolhem a Toscana como meta turística. Além de ser uma cidade rica histórica e culturalmente, a sua posição estratégica é excelente base para quem quer rodar pelo interior e desbravar os minúsculos vilarejos tranquilos e encantadores da Toscana. Já estive em Siena  várias vezes e em cada visita me surpreendo e descubro novos cantinhos  para admirar.

siena

Siena é a cidade do Palio, a corrida de cavalos sem sela que acontece na magnífica  Piazza del Campo, onde você certamente vai alcançar mesmo num passeio sem rumo pela cidade.   É ali na praça que podemos perceber a verdadeira alma da cidade e admirar seus diversos monumentos.

Piazza-del-Campo- Siena

A cidade oferece excelentes restaurantes tradicionais e outros mais contemporâneos – inclusive nas proximidades da Piazza del Campo -, lojas bacanas e barzinhos badalados. A Universidade de Siena, que é uma das mais antigas da Europa, contribui bastante para a vibrante atmosfera da cidade

O Palio de Siena – O Palio é uma competição que acontece duas vezes por ano: 2 de julho e 16 de agosto, desde o século 13.  Sao 17 os bairros participantes, conhecidos como contradas.   As   contradas   são as seguintes: Aquila, Bruco, Chiocciola, Civetta, Drago, Giraffa, Istrice, Leocorno, Lupa, Nicchio, Oca, Onda, Pantera, Selva, Tartuca, Torre e Valdimontone.

 

Siena

Aqui na Piazza del Campo é realizado o famoso Palio di Siena, nos dias 2 de julho e 16 de agosto

Quem já esteve na enorme Piazza del Campo –  que é em forma bem característica e em pendência – deve ter percebido essa energia contagiante do lugar!!! A praça é circundada de bares, lojinhas e restaurantes. Ali no centro  jovens, enamorados, crianças e famílias inteiras se sentam para descansar, curtir e contemplar. Vale também fazer um piquenique com panino e um copinho de Chianti. Um programinha super simples que pode ser o ponto alto de sua visita à cidade!

torre-del-mangia

Um dos símbolos da cidade é a Torre del Mangia , construída entre 1338 e 1348

É na piazza del Campo que fica o Palazzo  Pubblico, onde se ergue a Torre del Mangia, com seus 88 metros, de onde é possível apreciar toda a cidade – após superados os seus 400 degraus (o bilhete para subir custa 8 euros). Eu ainda não subi na torre mas está entre uma das atrações que quero fazer na próxima visita à Siena.

Siena

O Palazzo Pubblico foi construído no final do século 13 e início do 14 para ser a sede do Governo

O Palazzo Pubblico abriga também o Museo Civico, com suas 14 salas e seus preciosos afrescos e obras de arte medievais e renascentistas. O ingresso para visitar o museu custa 8 euros e se quiser adquirir também com o ingresso subir a torre  você vai pagar 13 euros para as 2 atrações.

fontana-gaia

Localizada na Piazza del Campo, a Fontana di Gaia, a mais importante fonte de água pública da cidade, obra elo arquiteto Jacopo della Quercia que foi concluída em 1419

 

Siena- toscana

 

É bem fácil explorar Siena pois a cidade é pequena. Passeie sem uma meta estabelecida e deixe-se surpreender com as construções dos prédios, casas-torres e praças do centro histórico, que ainda conservam características medievais.

 

O centro histórico de Siena foi classificado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

duomo-siena

O Duomo de Siena, a Catedral de Santa Maria Assunta

 

siena

Detalhes do belíssimo Duomo de Siena

A poucos minutos da Piazza del Campo está o Duomo de Siena. A construção de sua catedral, em estilo românico-gótico,  é da metade do século XII.  O duomo é constituído de mármore branco e preto e guarda obras de Michelangelo, Donatello, Pinturicchio, Giovanni e Nicola Pisano e Bernini.

 

A magnífica Catedral de Siena. Nicola e Giovanni Pisano, Duccio di Buoninsegna, Donatello, Michelangelo, Pinturicchio, Domenico Beccafumi e Bernini são alguns dos artistas que contribuíram com admiráveis obras

 

No pavimento, a loba Capitolinea amamentando os gêmeos Rômulo e Remo , o mais importante símbolo da Roma antiga. As origens da cidade toscana estão relacionadas à lenda romana. Depois que Rômulo matou seu próprio irmão, Aschio e Senio, filhos de Remo, para escapar da ira do tio, fugiram de Roma em direção à Etruria, onde Senio fundou Siena e Aschio a cidade de Asciano

 

A Biblioteca Piccolomini abriga um precioso ciclo de afrescos que foi realizado por Pinturicchio entre os anos de 1503 e 1508.

A Biblioteca Piccolomini: ciclo que narra dez episódios de vida de Pio II

O Museu dell’Opera del Duomo, bem ao lado da igreja, está inserido na estrutura da Antiga e da Nova Catedral e é um dos mais angicos museus particulares estabelecidos na Italia. Foi fundado em 1869 e no interior existem obras da catedral e das igrejas da diocese, que documentam a história e a cultura artística da cidade de Siena. Bem em frente ao Duomo está o museu Santa Maria della Scala. Este foi um hospital que cuidava de crianças abandonas, pobres e doentes, além de ser um dos primeiros locais a hospedar peregrinos.  Antecipe a compra de seus bilhetes, clique aqui.

 

siena

A cidade é cheia de ladeiras e ruelas estreitas. E é apaixonante, sem dúvidas vai te conquistar: arquitetura exuberante, arte, tradição e gastronomia de qualidade

E é claro que depois de um passeio pela cidade você não vai deixar de experimentar o melhor que a culinária local tem a oferecer. Assim como muitas cidades italianas, Siena oferece uma variedade de pratos típicos. Dentre as opções gastronômicas estão o pici (spaghetti feito a mão), carne da raça Chianina, salames de cinta  senese (raça de porco), pratos com tartufo e queijo pecorino. E como doces estão o ricciarelli,  cavallucci (preparado com mel e nozes tritada) e o panforte. E é claro, essa é a terra dos vinhos!

Siena é uma excelente base para explorar a Toscana

De natureza privilegiada, você vai começar a admirar Siena bem antes de chegar até à cidade. Siena é circundada de oliveiras e parreiras e é uma das mais lindas cidades da Toscana.  Na área do Chianti, ao norte, entre Siena e Firenze, encontra-se uma das áreas verdes mais espetaculares da Itália e famosa pela produção de vinhos.

Próximas à Siena podemos destacar as pequenas e graciosas cidades de San Gimignano, Volterra e Monteriggioni.  Ao sul estão Montalcino, onde é produzido o vinho Brunello e Pienza, terra do queijo pecorino. Em direção ao litoral, na região da Maremma, estão balneários como Castiglione della Pescaia.  Por isso disse no começo do texto que Siena pode servir como base para quem quer explorar essas localidades.

Se a sua intenção é fazer um giro pela Toscana, o meu conselho é alugar um carro ao menos para ir conhecer as cidades menores. Não acho necessário durante toda a estadia em Siena (principalmente se o seu hotel for  no centro da cidade),  já que ali tudo é relativamente perto e é bem complicado conseguir estacionamento na cidade. Muitas excursões de ônibus fazem passeios de bate e volta. Se a sua intenção é participar das degustações de vinho, esta é a melhor pedida. 😉

mapa-siena

 

Como chegar: 

Siena fica a 70 Km de distância de Firenze e o percurso de carro dura pouco mais de 1h. O percurso de trem dura cerca de 1h47, com troca de trem, geralmente em Empoli. Existe também trem direto e o percurso dura 1h28. Os bilhetes custam  € 9,10. Compre aqui  aqui o seu bilhete. A questão é que a estação de trem de Siena fica a 2 Km  do centro histórico.

O ônibus da Sita faz este trecho e a viagem dura em média 1h35, saindo proximo à estação de trem SMN (fica na via Caterina da Siena, 7). Em Siena o ponto final é na  piazza Antonio Gramsci. O bilhete custa €  7,8o se adquirido na estação e 10 euros a bordo. Veja aqui mais detalhes a respeito.

 

 Quer visitar  Siena cidade com um guia acompanhante brasileiro? Escreva para grazieateblog@gmail.com

Não deixe de pesquisar as cidades que ficam próximas à Siena que podem te interessar:
Monteriggioni – 14 Km
Montalcino – 41 Km
San Galgano – 33 Km
Pienza – 55 Km
Greve – 45 Km
Panzano – 39 Km
San Gimignano – 42 Km
Volterra– 55 Km

 

Posts que podem interessar:

Turistas pagam mais caro para consumir?

Pratos típicos da Toscana

Agroturismo, uma forma simples e autêntica de hospedagem 

Cappella Brancacci e as obras de Masaccio

Vinci, a cidade do gênio Leonardo

Refeições ao ar livre em Firenze

Ponte Vecchio

Pitigliano, na Maremma toscana 

A romântica Veneza

No Amici Miei um pouquinho sobre a viagem da Ludmila Meireles,  que visitou Roma, Firenze, Pisa, Lucca, Assis, Siena, San Giminiagno, Arezzo, Cortona, Bolonha, Veneza, Verona e Orvieto. Ela esteve na Itália há 4 anos mas guarda com carinho todos os inesquecíveis momentos que passou por aqui: “Eu me encantei por todas as cidades, exceto Bolonha. Mas Veneza… não sei o que ela tem, mas tem algo de especial, único…foi por ela que me encantei!!!”

gondola-veneza

Ludmila Meireles na espetacular Veneza!

veneza

“Posso afirmar que este país (terra dos meus tataravós) ganhou o meu “cuore”. Na volta, cheguei a chorar no avião porque não queria voltar. Acho que um pedaço do meu coração ficou por aí”

Mesmo que tenha sido uma visita rápida, Ludmila conta que adorou andar sem destino por Veneza. “Quando saí da estação de trem fiquei parada uns 10 minutos admirando, meio que de boca aberta. Andei por Veneza sem mapas e me perdi por aquelas vielas estreitas. Parava em frente a cada loja de máscaras e me arrependo até hoje por não ter comprado uma para enfeitar a parede da casa.

unnamed-3

Ludmila adorou passear sem destino explorando a cidade  Ela enumera o que é imperdível na cidade: “se perder em Veneza é o que recomendo! Ande de gôndola porque é uma experiência  única, tome um café na Piazza San Marco e deixe mais dias para Veneza, uns 3 pelo menos. Conheça Burano e Murano, saia pra jantar com o seu amor e se não tiver um amor, saia mesmo assim. Quem sabe a vida não te faz uma surpresa?!? Eu tive uma surpresa dessas! Aproveitem a cidade mais romântica da Itália!!!”

Pedi para Ludmila contar sobre esse episódio (claro que a gente fica na maior curiosidade, vero?). “Eu estava com a minha mãe almoçando num restaurante e o garçom que estava nos atendendo toda hora vinha na mesa puxar papo. Quando estava indo embora ele veio atrás de mim e me convidou para tomar um drink e que era para encontrá-lo ali às 20:00. Disse que se eu quisesse ele casava se comigo. Eu ria sem parar! Acho engraçado a forma como eles cantam as mulheres, não são vulgares, são gentis e educados e não tem medo nenhum de levar um não. Eu acabei não me encontrando com o tal rapaz, que era uma graça, como a maioria dos homens italianos, porque eu não estava hospedada em Veneza, e sim em Florença. Mas ele era um gato!”

Grazie Ludmila pelo relato e pelas fotos que enviou! Quer compartilhar a sua experiência de viagem aqui no blog? Envie um email para grazieateblog@gmail.com

Posts que podem interessar:

Os lançadores de bandeiras 

Giardino delle Rose

Achados de supermercado na Itália 

Um passeio por Borgo Ognissanti, em Firenze

O Palazzo Vecchio de Firenze 

As glicínias de Firenze 

A Síndrome de Stendhal

Portas italianas

Menu do dia- dicas para não gastar muito

Aperitivo, happy-hour à italiana

Filmes gravados na Toscana 

Firenze à noite

Firenze é uma cidade que surpreende e encanta não apenas durante o dia. Quando a noite anuncia a sua chegada seus prédios históricos e monumentos ganham uma atmosfera mágica, exaltada pela iluminação da cidade.
Divido com vocês algumas imagens noturnas que registrei em diversos pontos da cidade. Praticamente quase todas as fotos foram feitas do celular mas mesmo assim vocês conseguirão absorver a beleza desta fascinante e romântica cidade. Uma inspiração! Vamos admirar Firenze à noite:

piazzale-notte

Panorama do Piazzale Michelangelo, local estratégico para apreciar toda a cidade

 

love

Arredores da Ponte Vecchio

florence-italia

Os prédios do Lungarno

 

duomo-firenze

A Catedral Santa Maria del Fiore

firenze-à-noite

florença

Pôr-do-sol – os divinos tons do céu. Parece uma pintura tamanha beleza

 

firenze-tornabuoni

Observando a via Tornabuoni da Ponte Santa Trinità

 

ponte-vecchio-firenze

Foto feita de um passeio de barco noturno no rio Arno. Noite espetacular!!!

ponte-vecchio

A Ponte Vecchio, um dos principais cartões-postais de Firenze

 

piazza-signoria

As esculturas da Fontana de Netuno, na linda piazza della Signoria

firenze

 

perseu-firenze

Perseus, na Loggia dei Lanzi (Piazza della Signoria)

 

firenze-noite

Na Società Canottieri, próximo à ponte Vecchio

Viajar com crianças

Cidade de muitas riquezas artísticas e culturais, Florença acaba sendo  considerada um destino quase que exclusivamente para adultos. Mas a cidade tem tudo para encantar também os “bambinos”.  Firenze é uma cidade pequena e fácil de ser explorada mesmo a pé, o que já é uma vantagem para quem viaja com crianças. Um fato importantíssimo que pode fazer toda a diferença é a época do ano escolhida.  Obviamente melhor evitar alguns programas durante o inverno –  isto é, entre dezembro e fevereiro – os meses mais frios do ano, já que evitamos ambientes externos, principalmente com as crianças.

italia-crianças
A cidade reserva grande atenção às crianças e promove diversas atividades didáticas, principalmente para estimular a criatividade, o respeito pelo meio ambiente, esportes, arte, música e teatro. Anualmente contamos com o Festival del Gelato (sorvete), Mostra de Flores, Festivais Medievais e o Festival dei Bambini, que este ano contou com a participação de 18 mil crianças, em 100 eventos gratuitos espalhados por diversos pontos da cidade, organizados pela prefeitura da cidade.
Repubblica

Aqui na Piazza della Repubblica, a praça do carrossel, acontecem diversas apresentações de músicos e artistas de rua

Então vamos lá, por onde podemos começar o nosso passeio? O ponto de partida pode ser a Piazza della Repubblica, onde fica o antigo carrossel com seus cavalinhos em madeira pintados a mão. Impossível resistir a uma voltinha.  E os papais também podem girar junto aos pequenos!

travelling-kids
As crianças poderão passear pela cidade e admirar sua arquitetura, obras de arte e lojinhas de artesanato e brincar nas praças. Bom lembrar que grande parte das ruas do centro histórico de Firenze são limitadas ao tráfego de veículos.
viajar-criancas

E que tal uma caricatura? Uma lembrança inesquecível da cidade

Museus

Firenze tem uma série de museus que podem interessar também às crianças:

Museu do Palazzo Vecchio – no stand de informações é possível solicitar um kit para a família (aconselhado para as crianças acima de 6 anos) . A iniciativa Mus.e propõe uma experiência imperdível para as crianças, com percursos secretos, roupas de época e muitas atividades para os pequenos . Clique aqui para reservas e informações.  Piazza della Signoria, 1

Museu Leonardo da Vinci – perto do Duomo fica o museu dedicado ao ilustre toscano que apresenta muitas reconstruções de projetos de engenharia civil, militar e de vôo, elaborados pelo gênio do Renascimento. E o mais legal é que algumas atrações são interativas, permitindo aos pequenos de experimentarem como funcionam as máquinas. Via dei Servi, 66r

Museu Stibbert– apresenta muitos objetos antigos, de porcelanas a roupas de época, mas o que realmente chama a atenção das crianças são as armas e armaduras e uma das salas mais requisitadas é a “della Cavalcata” com cavaleiros em tamanho real. Este museu fica a 10 minutos do centro histórico e está situado na Villa Montughi, com um maravilhoso jardim em estilo inglês. Via Stibbert, 26

 

Museu HZero – aqui é possível encontrar uma das maiores ferrovias em miniatura da Europa, com modal ferroviário de 280 m 2.  Fica perto da Praça Santa Maria Novella, na Piazza degli Ottaviani (fechado às terças)

Museu HZero : são 359 percursos possíveis, com quase um quilômetro de  trilhos,  mais de cem  semáforos, cerca de cinquenta alto-falantes para difusão sonora

 

Museu Galileo – moderno e interativo, conserva uma coleção de instrumentos científicos realizados por Galileo Galilei . Existe o programa que se chama “A tutta Scienza”. Piazza dei Giudici, 1

O Museo Galileo é muito interessante e desperta a curiosidade dos pequenos com a possibilidade de descobrir e aprender experimentando

Museu de História Natural – na seção de Paleontologia as crianças se encantarão com fósseis italianos e esqueletos de alguns animais como o mamute de 4 metros de altura.  Via La Pira, 4

viajar-criancas- Italia

As crianças prestando atenção à explicação da guia, no Museu de História Natural de Firenze

Museu do Palazzo Davanzati – aqui as crianças poderão conferir como vivia uma família florentina na Idade Média. É num prédio residencial antigo onde fica o museu, que é um fiel exemplo da arquitetura do século XIV. Fica na Via Porta Rossa,13

O Museu do Palazzo Davanzati

Museu degli Uffizi– Você pode ensinar seu filho a admirar obras de arte em um dos mais famosos e antigos museus do mundo, diante de trabalhos de Giotto, Michelangelo, Botticelli e Caravaggio.

kids-Florence

Os corredores do Palazzo Uffizi. Vi muitas famílias com crianças visitando o museu neste final de semana

 

Museu De História Natural La Specola –  O mais antigo museu científico da Europa, com importante coleção de ceras anatômicas, zoologia, mineralogia e ceras botânicas. Via Romana, 17

Brinquedos

No centro de Firenze, entre o Duomo e a Piazza della Signoria (na via Calzaioli)  foi inaugurada no inicio de maio de 2022 uma grande loja da Lego.

A loja Bartolucci, com objetos em madeira, é pura fantasia!  Eleita entre as 10 lojas de brinquedos mais bonitas do mundo, fica no Borgo dei Greci, 11. A loja encerrou suas atividades em 2022.

Bartolucci

Brinquedos e objetos de madeira na loja Bartolucci

E na via Cavour fica a loja  Dreoni,  o templo dos brinquedos. Em mais de mil metros quadrados o espaço oferece jogos e brinquedos de todos os tipos, de joguinhos educativos, de madeira até Lego e peças para colecionadores. É um mundo mágico que vai encantar e entreter não apenas as crianças mas também os adultos. A Dreoni encerrou suas atividade em 2025.

unnamed

Paraíso para as crianças, a loja de brinquedos Dreoni é, uma das mais completas da Toscana neste setor

Vocês poderão encontrar brinquedos também nos supermercados. E se der sorte de conseguir os artigos em promoção, os precinhos são bem em conta! A questão  é que os supermercados que vendem brinquedos, geralmente são os maiores e ficam fora do centro histórico, nos arredores da cidade.  Confiram o artigo achados de supermercado na Itália.

 

Festas e cortejos

Existem muitas manifestações medievais pela cidade com desfile e apresentações dos sbandieratori (fazem espetáculos com bandeiras). Especialmente na primavera e no verão – e não apenas no centro mas também em alguns parques da cidade existem muitos festivais medievais, como por exemplo a festa “I Giochi di Carnasciale”, no Parco delle Cascine

viajar-criancas

cortejo

Este cortejo acontece no dia 6 de janeiro, para celebrar a Epifania. O desfile parte do Palazzo Pitti e vai até a catedral Santa Maria del Fiore, o duomo de Firenze

 

 

Parques e Jardins

Firenze tem uma série de parques e jardins bem próximos ao centro, como Giardino dell’Orticultura, na via Vittorio Emanuele, o Giardino delle Rose, próximo ao piazzale Michelangelo – outro local imperdível na cidade, de onde podemos admirar Firenze do alto-, o  Giardino di Boboli, perto do Palazzo Pitti e os Jardins da Villa Bardini (clique aqui para saber mais).  E o parque Le Cascinecom 160 hectares, que beira o rio Arno. Aproveito para deixar registrado uma ótima opção para uma refeição ali nas redondezas:  o  restaurante Fosso Bandito, com uma área grande onde as crianças são muito benvindas e podem correr e brincar a vontade no parquinho que fica na área externa.

 

Opções nos arredores de Firenze:

viajar-com-crianças

Já repararam como o bonequinho Pinóquio está por todas as partes aqui na Toscana? É que seu criador, Carlo Lorenzini, era fiorentino. Inclusive perto de Firenze existe o “Parco di Pinocchio” , uma boa alternativa para os pequenos se divertirem

O Parco di Pinocchio fica em Collodi, a apenas 65 Km de Firenze.  É a terra encantada do simpático bonequinho de madeira.

viajar-crianca

O Parco Avventura fica na região de Pratolino, a 20 minutos de Firenze

O Parco Avventura Il Gigante tem atrações para crianças a partir dos 3 anos e o interessante é que os pais podem acompanhar os filhos e se aventurar em diversos percursos.  O local fica bem em frente ao lindo parque de Villa Demidoff, que também merece uma visita. Para mais informações clique aqui.

firenze-com-crianças

Na cidade de Pistoia, que fica a 40 minutos de Firenze, fica o zoológico de Pistoia, com mais de 400 animais e graças à conservação de espécies animais e atividades didáticas que desenvolve é um dos mais importantes da Itália. Para saber mais sobre o Giardino Zoologico di Pistoia clique aqui.

 

 

Posts que podem interessar:

Hospedagem em apartamento em Florença 

O que visitar em 2 dias em Firenze

Dicas úteis para quem visita a Itália 

Produtos de supermercado para levar pro Brasil 

Vino sfuso, o vinho da casa

Qual a melhor epoca do ano para visitar a Itália?

Casamento na Itália

Viajar sozinha

Viajar de trem

Menu do dia- dicas para não gastar muito

Aperitivo, happy-hour à italiana

 

San Gimignano, joia da Toscana

No Amici Miei de hoje trago o relato de um passeio de 2 amigas brasileiras à San Gimignano,na Toscana:

San-Gimignano

San Gimignano é repleta de torres medievais. A cidade faz parte da província de Siena. Aqui a Porta San Giovanni

De origem etrusca, San Gimignano é uma das cidades medievais mais visitadas da Toscana e amada principalmente pelos brasileiros, que sempre a incluem no roteiro por ser uma ótima opção de  passeio bate e volta para quem visita Firenze e Siena, já que é possível explorar toda a cidade em no máximo um dia.

As amigas Mariluce Boghi e Mônica Paes, que passaram uma temporada de 2 semanas na Itália, reservaram um dia para curtirem algumas cidades da Toscana e fizeram questão de incluir  San Gimignano no roteiro. Elas dividem com os leitores do Grazie a te um pouquinho do passeio que fizeram.

Monica-Marluce

Mariluce e Mônica pelas ruas de San Gimignano

 

San-Gimignano

San Gimignano está localizada no alto de uma colina de 334 metros. Desde 1990 é patrimônio mundial da Unesco . A cidade é fortificada e circundada de oliveiras e vinhedos

 

San-Gimignano-centro

O trafego é limitado e pelas suas ruelas circulam apenas pedestres e veículos autorizados

A via San Giovanni é a principal e certamente vai te conduzir até as 2 pracinhas da cidade: a piazza Duomo e a piazza della Citerna, com lojinhas de artesanato, restaurantes e bares ao redor. Sem contar que a famosa gelateria Dondoli fica na cidade. Impossível deixar de provar as delícias do lugar!

San-Gimignano-Toscana

A cidade é um verdadeiro tesouro artístico e arquitetônico

“Sempre sonhei em conhecer a Toscana por causa do filme Sob o Sol da Toscana. Adorei a paisagem e as ruelas da cidade, exatamente como havia imaginado. Pena que não tinha mais girassóis. San Gimignano parecia uma cidade perdida no tempo… no sentido de paz e tranquilidade. E olhar para cima e poder admirar aquelas torres, inesquecível”, revela Mônica, que diz ter adorado observar os moradores nas portas de suas casas:”isso representa a paz de um lugar”.

San- Gimignano-italia

San Gimignano fica a 58 Km de Firenze e a 39 Km de Siena.

Não existe estação ferroviária em San Gimignano. A melhor opção é ir de carro ou de ônibus.  Saindo de Siena e Firenze você pode pegar os horários de ônibus e mais detalhes aqui.

Grazie Mariluce e Mônica pelo relato e pelas fotos que enviaram! 😉

Quer também compartilhar a sua viagem em nosso blog? Escreva para grazieateblog@gmail.com e envie um pequeno relato de seu passeio com 3 fotos. Terei o maior prazer em publicar! Obrigada!!!

Streetstyle Firenze, outono

O outono se anuncia com calma em Firenze.  Parecia que o frio havia anunciado sua chegada com alguns dias de chuva e ventinho frio no meio da semana. Mas ontem o sol voltou a brilhar e as temperaturas se elevaram…. E em pleno início de outubro as pessoas saíram de manga curta e pernas à mostra. A meteorologia prevê chuva fina e temperatura na casa dos 23 graus. Nessa período de clima incerto  fica difícil escolher o que vestir pois é comum que de manhã cedinho esteja bem frio e de repente abre o maior sol na hora do almoço. O negócio é usar sobreposições – vestir-se em camadas, aqui chamado “a cipolla” (cebola).  Para quem busca dicas sobre a mala de outono pode conferir aqui.

Vamos aos looks:

DSC_0148

streetstyle-Italia

Streetstyle

moda-masculina

DSC_0132

outlook

streetstyle-uomo

streetstyle

streetstyle-firenze

DSC_0145

florence-streetstyle

streetstyle

DSC_0144

Florence-chuva

O dia amanheceu chuvoso aqui em Firenze… e depois o sol apareceu mas o céu está carregado de nuvens… certamente vem mais chuva trazendo um pouco de frio

Desejo a todos um excelente domingo!!!  😉

Nonos da Itália

nonna-italiana

Tenho grande admiração e respeito pelos “noninhos”!  E aqui na Itália difícil quem não perceba o quanto eles são ativos e participativos. É comum vermos idosos completamente independentes ao volante, ao supermercado e inclusive ainda trabalhando, principalmente em alguma atividade da família. Eu fotografo os nonnos e as nonnas da Itália há muitos anos e já dividi algumas fotos com vocês seja na fanpage do Facebook  que no Instagram. E aproveitando que hoje é o Dia Internacional do Idoso, nada mais justo do que compartilhar com vocês essas imagens:

not-my-nonni

 

nonni

nonni-italia

nonni

nonni

idoso-dirigindo

DSC_0155

velhinhas na Italia blog

 

 

nonni blog

A Itália tem a 3ª maior expectativa de vida do mundo. Um dos motivos que contribuem para isso é a alimentação, diretamente relacionada à longevidade.

not my nonni italia

nonni italiani

nonni

E olhem que legal: convido vocês para conhecerem o perfil Instagram da minha amiga americana Tiana Kai, que há cerca de 3 anos criou um perfil dedicado aos nonos, o Notmynonni.

velhinhos-italianos

Registro aqui meu respeito e admiração pelos nonnos e nonnas do mundo inteiro. É uma pena que em muitos países eles não recebam o tratamento que merecem e não possuem condições de envelhecer com segurança e dignidade. Que eles tenham serenidade e possam viver dignamente para compartilhar suas histórias e experiências. E cabe a cada um de nós lançarmos um olhar com mais ternura e buscar termos um pouco mais de paciência para compreender suas limitações e dificuldades. Parabéns a todos os nonos!