Arquivo mensais:janeiro 2024

O novo complexo de Orsanmichele de Florença

Completamente renovado, o Complexo de Orsanmichele reabre ao público em janeiro de 2024,  depois de mais de um ano de obras,  após  intervenção que durou 400 dias.

Foram criadas estruturas que elevam as esculturas,  como se estivessem num pódio,  sugerindo  a localização original nos tabernáculos externos. Cada uma das esculturas está situada na posição correspondente a da fachada

Orsanmichele, um antigo mercado de grãos,  é uma das mais importantes e representativas construções de Florença, um monumento extraordinário que combina funções religiosas e civis.  Cópias  de estátuas de grandes artistas decoram as quatro faces do imponente edifício de pedra, que fica entre a Praça da Signoria e a Catedral de Santa Maria del Fiore. As esculturas originais encontram-se no museu, que ocupa o primeiro e o segundo andar do prédio.

O prédio abriga cópias esculturas de famosos artistas florentinos nos nichos externos. As originais encontram-se no museu

 

Na parte externa da construção, as cópias das 14 estátuas que decoram o prédio. O museu abriga 13 esculturas

Restauro, medidas de segurança, reorganização do museu e melhoria dos acessos: depois de mais de um ano de intenso trabalho, o Complexo Orsanmichele, monumento único e extraordinário onde se realizam funções civis e religiosas, reabre as suas portas ao público.

Novo layout do museu Orsanmichele

O início da história dessas estátuas  é  principalmente  do século 14  , quando foi decidido que as guildas medievais (que seriam as corporações de ofício ou associações) mais influentes da época iriam decorar os nichos na parte externa da igreja  com  estátuas de seus santos padroeiros.

As mudanças permitem ao espectador admirar  as estátuas no interior do museu tal como se encontravam no exterior, aumentando assim a eficácia da visita

Das 14 estátuas que decoravam a área externa da construção, 13 das originais encontram-se aqui no museu Orsanmichele. Apenas a escultura  de São Jorge, feita por Donatello, encontra-se no museu do Bargello.

estatuas-renascimento

Descobrindo as belezas do rico patrimônio artístico de Florença

No novo layout foram reposicionadas as 13 estátuas originais, obra dos maiores escultores do Renascimento florentino,  como por exemplo Lorenzo Ghiberti, Donatello, Nanni di Banco, Andrea del Verrocchio, Baccio da Montelupo e Giambologna.

 

Precisa de hospedagem em  Florença? Reserve aqui pelo Booking.

 

Orsanmichele

os Quatro Santos Coroados, de Nanni di Banco

 

chave-são-pedro

Detalhes da escultura de São Pedro, trabalho de Donatello do início do século 15

 

orsanmichele

O lindo panorama do segundo andar do museu de Orsanmichele

orsanmichele em Florença

 

orsanmichele

Igreja de Orsanmichele- A  igreja, no andar térreo,  também foi restaurada. Os arquitetos trabalharam  nas grandes portas de acesso e no sistema de iluminação. Na foto, o tabernáculo de Orcagna (século 14)

O museu, que faz parte dos Museus Bargello, estará aberto todos os dias, exceto terça-feira.

 

Complexo de Orsanmichele

Igreja e Museu Orsanmichele

Horários: de segunda à sábado, das 8:30 às 18:30  / domingo: 8:30 às 13:30

*os horários e valores podem variar de acordo com a época do ano

4ª edição do Il Forchettiere Awards

Qual o melhor restaurante de Florença? E onde encontrar o melhor sorvete da cidade? Se você está buscando conselhos  sobre os endereços imperdíveis,  sugiro  dar uma olhadinha no resultado da 4ª edição do Il Forchettiere Awards, que  premiou os melhores da gastronomia de Florença e da Toscana.  

 

A premiação do l Forchettiere Awards este ano aconteceu no Teatro del Sale

 

Idealizado pelo jornalista Marco Gemelli e dividido em 17 categorias,  aseleção  foi realizada através de  um júri técnico, do qual  tive a honra de fazer parte, e do público,  totalizando 12  mil votos . 

Os vencedores da edição de 2024. Este ano foram contabilizados mais de 12 mil votos

Giuseppe Papallo recebe o prêmio do Architettura del Cibo, categoria fine dining

A cerimônia de premiação  aconteceu no Teatro de Sale e foi conduzida por Marco Gemelli e Adriana Tancredi, e contou com a  participação de cinco finalistas de cada categoria.

O restaurante Il Palagio, no Four Seasons, que tem como chef Paolo Lavezzini , ficou em primeiro lugar na categoria restaurante de hotel

Fiquei feliz não apenas de participar da votação e do evento, mas também de saber que muitos dos vencedores  são locais que, além  de frequentar,  indico aos meus clientes.

O prêmio especial pela carreira foi entregue à  Valeria Picci, do restaurante Da Caino, em Montemerano, Grosseto.

 

Confira aqui a lista dos vencedores das categorias em  Firenze:

  • Cibrèo Ristorante 
  • Architettura del Cibo (fine dining)
  • Il Palagio del Four Seasons (restaurante de hotel)
  • Podere Belvedere (restaurante da província)
  • Antico Ristoro di Cambi (trattoria tradicional )
  • Badiani (sorveteria)
  • Sevi (restaurante internacional )
  • Il Vecchio e il Mare (pizzaria)
  • Caffè Concerto Paszkowski (cocktail bar)
  • Wild Buns (Confeitaria)
  • Tripperia Vegana Tanotto (street food)
  • Enoteca Alessi (gastronomia)
  • Fabio Nistri (chef one to watch)
  • Saporium Firenze (nova abertura 2023)

Os vencedores das categorias da Toscana:

  • Restaurante Il Frantoio de Colle val d’Elsa (Siena)
  •  Pizzaria Lo Spela de Greve in Chianti (Firenze)
  • Cocktail bar Salotto Negroni 1919 de Certaldo (Firenze)

 

It’s Pitti Time! Florença sedia mais um evento de moda masculina

It’s Pitti Time! Florença volta a sediar um dos eventos mais importantes de moda  masculina do mundo: o Pitti Uomo. A 105ª edição da feira, que acontece duas vezes por ano na Fortezza da Basso,  começou em grande estilo!

Pitti Time – o novo ano abre em Florença com a moda masculina e as suas tendências futuras

 

Nesta edição de janeiro, os lançamentos outono/inverno 2024-2025

Com o tema “Pitti Time”,   o evento, que é referência da moda masculina e do lifestyle, conta este ano com 832 marcas, sendo que 46% deste total são estrangeiras.

Este ano, o  tempo, imutável e ao mesmo tempo sempre em movimento, está ao centro da cena

São muitas as novidades e peculiaridades nos diversos estandes desta edição invernal,   que tem  o público presente como grande protagonista.  Durante os dias de evento, não apenas a Fortezza, mas toda a cidade de Florença transforma-se em uma verdadeira vitrine de streetstyle.

pitti

Na edição Pitti Time estão presentes 832 marcas, das quais 386 estrangeiras (isso é , 46% do total), um ponto de referência para marcas, estudantes, designers, compradores e imprensa especializada.

A feira Pitti Uomo 105 não é apenas uma excelente mostra das  futuras coleções, mas também um local que funciona como espelho das tendências, da criatividade e das novas exigências que atravessam a sociedade.

Durante os dias de feira, muitos eventos acontecem na cidade,  que ganha uma atmosfera mais alegre, colorida e vibrante. Portanto, se você está curtindo temporada em Florença,  curta ao máximo esse astral irreverente da semana!

Os próximos eventos assinados Pitti Immagine  que acontecem nas próximas semanas em Florença sao Pitti Bimbo 98, de 17 a 19 de janeiro, Filati 94, de 24 a 26 de janeiro, Taste 17, de 3 a 5 de fevereiro, Testo 3, de 23 a 25 de fevereiro e Danzainfiera, de 23 a 25 de fevereiro.

20 atrações grátis em Firenze

Dicas de Firenze

A Igreja de Santa Croce

O restaurante Riva Kitchen, às margens do Arno, em Florença

Quando a gente chega até a porta do restaurante Riva Kitchen e supera as  longas cortinas, imergimos em um ambiente quase mágico!  O local é tão relaxante que a gente nem lembra que está em Florença!  O salão, com poucas mesas,  tem  paredes em pedra, pé-direito duplo,  iluminação indireta e grandes janelas que dão para os jardins, onde fica a piscina.

Ambiente agradável , atmosfera íntima e aconchegante, com iluminação suave, pé-direito duplo, paredes de pedra, objetos antigos e   peças de design moderno

 

O espaço já abrigou ateliês de artesanato e já foi a casa-ateliê do proprietário, o  arquiteto Claudio Nardi

Com atmosfera elegante e romântica, o  Riva Kitchen é  a nova   proposta gastronômica do Riva Lofts, estrutura localizada no Isolotto, a poucos minutos do centro histórico de Florença.

Transformação – Diálogo entre tradição e inovação

A estrutura nasce da criatividade do arquiteto Claudio Nardi, que transformou os espaços de uma antiga fábrica do século 19.   O restaurante, que começou a funcionar ano passado,  foi criado para atender os hóspedes da estrutura receptiva,  que conta com 14 lofts, onde o estilo metropolitano se funde com o doméstico,  resultando num cenário perfeito para uma estadia íntima e tranquila.

Projetado pelo arquiteto Claudio Nardi, o Riva Kitchen é um ponto de encontro sofisticado, aconchegante e contemporâneo, que oferece uma experiência descontraída e relaxante

O comando da cozinha está a cargo de Michele Berlendis, toscano com vasta experiência  não apenas em restaurantes estrelados da Itália mas com passagem por endereços famosos na Alemanha, onde viveu por alguns anos.

Com o chef Michele Berlendis

A cozinha de Michele é  enraizada na tradição, mas com pratos  contemporâneos. O menu varia  de acordo com a época do ano e com a disponibilidade dos produtos encontrados. Inclusive suas propostas chegam a mudar semanalmente.

Cozinha feita de contrastes, sabores fortes, ingredientes simples com combinações inusitadas

 

Bacalhau com puré de grão de bico, anchovas, alcaparras e tomate seco

Polvo grelhado com suflê de ricota ao limão

Um belo equilíbrio de sabores e combinações que o tornam um prato inusitado e agradável. E para acompanhar a oferta gastronómica,  uma interessante seleção de vinhos e champanhes

 

Na primavera e no verão o restaurante funciona ao ar livre, na área da piscina, e nos meses mais  frios, é  no maravilhosa sala, com ambiente acolhedor e relaxante,  ao fogo da lareira, que as refeições são servidas. Imaginação, criatividade e paixão da chef Michele Berlendis aliadas à beleza e singularidade de um lugar extraordinário fazem você vivenciar uma emoção única, seja para uma noite romântica ou um jantar com amigos. Inclusive o local presta-se muito bem para pequenos eventos privados.

E para finalizar: crema bruciata tradizionale allo zenzero e vaniglia

Convivência, arquitetura e design num refúgio urbano e acolhedor

O restaurante é aberto ao público para jantar de quarta à sábado. E aos domingos a proposta é o brunch,  com 4 possibilites de menu,  uma verdadeira descoberta dos hábitos e da cultura gastronómica de diferentes países: La Svedese,  L’Inglese,  La Tedesca e La Californiana. E para quem quiser aprender a fazer a autêntica massa italiana fresca,  é possível agendar com o chef Michele uma lição de cozinha (que acontece duas vezes por semana) no salão no Riva Kitchen, onde ele vai compartilhar alguns seus segredos, fruto de anos de experiência culinária. E no final da aula, momento de degustar o que foi preparado.

* Conheci o restaurante à convite da estrutura.  Grazie mille Riva Kitchen pelo convite!