Arquivo mensais:setembro 2015

Gastronomia no Mercado de Firenze

É impressionante como o cuidado e a atenção à qualidade dos produtos fazem parte de forma tão marcante na vida dos italianos. E vivendo aqui há tantos anos é impossível não ser contagiada por essa paixão e respeito por tudo o que envolve a arte de comer e beber bem.
Mercado-de-Firenze
E o Mercato Centrale de Firenze, que possui um espaço enogastronômico com uma infinidade de excelentes opções,  promoveu o MercaMercatino justamente para apresentar a origem dos produtos, mostrar curiosidades e as novas tendências alimentícias. Estive domingo no primeiro evento, que è uma iniciativa do Mercado em parceria com a Quàlita. Fizemos um tour por todas as bodegas em companhia de Leonardo Romanelli, renomado crítico enogastronômico, sommelier e jornalista.
Leonardo-Romanelli

Nosso tour ao mercado em companhia do expert Leonardo Romanelli

Achei muito interessante poder conhecer mais sobre a excelência dos sabores locais, dos produtos, da história e dos métodos de produção e principalmente a paixão e carinho que dedicam e da meticulosa seleção da matéria-prima por parte dos pequenos produtores em busca do melhor produto final.

mozzarella-di-bufala

mercado-firenze

Cada um escolhe o seu prato e divide as grandes mesas colocadas na área central

Eu adoro o espaço gastronômico do mercado e já falei sobre ele neste post. Considero parada obrigatória para quem quer descobrir e provar principalmente os sabores da cozinha toscana. Ali você pode reunir os amigos e contentar todos, mesmo que cada um queira comer uma coisa diferente: tem desde bistecca alla fiorentina até opções para os veganos.
mercato-centrale
mercado-central
O Mercado Central é um local característico onde é possível encontrar uma enorme variedade de delícias italianas a um preço razoável. É um local democrático, que oferece opções para diferentes paladares.  Pratos com mozzarella di bufala, a típica bistecca fiorentina, fritura de peixe, pizza, pastas, pães, biscoitos artesanais, sorvete e doces. Mas em meio à tanta carne, queijos e presuntos, os vegetarianos e veganos podem ficar tranquilos pois encontrarão muitas opções no stand Veg & Veg. E no bar que fica na área central com muitos drinks e cervejas artesanais, inclusive é uma boa opção para um happy-hour.

produtos-toscanos

Degustação de queijos, salames e azeite

O MercaMercatino  reuniu pequenas empresas do setor de agricultura e alimentos que apresentaram  seus produtos no terraço do restaurante La Tosca com tours guiados e talkshows,  onde foi possível degustar vinhos, azeites, geleias, doces e biscoitos.

 

Posts que podem interessar:

Rafting no Rio Arno em Firenze

Por que os italianos não engordam?

Perfumaria Santa Maria Novella

Onde comprar souvernis de Firenze

Cappella Brancacci e as obras de Masaccio

10 bate e voltas saindo de Florença

Qual o melhor periodo do ano para visitar a Itália?

Como é morar onde as pessoas passam férias

Monteriggioni, o pequeno burgo toscano

Entre Firenze e Siena está a pequena Monteriggioni , cidadezinha que se concentra em uma fortaleza e mais parece um castelo desses que estamos acostumados a ver nos filmes. O burgo é minúsculo! Para explorá-lo você precisa estacionar o carro sob as oliveiras e superar a grande porta que dá acesso à cidade. Dali você vai começar a sua aventura explorando a cidade e revivendo o passado através de suas características medievais tão bem conservadas.

Monteriggioni

O acesso ao pequeno burgo é através de suas portas medievais. O vilarejo foi fundado como função defensiva e aqui na parte fortificada vivem cerca de 45 pessoas

Monteriggioni, província de Siena, representa um dos burgos fortificados mais significativos do território  e tem pouco mais de 10 mil habitantes (considerando o comune). Construído entre 1213 e 1219 para ser uma estrutura defensiva, é composto por 14 torres e 2 portas. O burgo sofreu algumas mudanças no século 16  e em 1921, quando 3 de suas 14 torres foram abaixadas ao mesmo nível das muralhas.

monteriggioni

Fiz esta foto de dentro do carro, da estrada. De longe avistamos o castelo em forma circular. Essa forma que tem a fortaleza não foi proposital. A construção respeitou a forma original do terreno

O castelo de Monteriggioni fica posicionado sobre as colinas do monte Ala e é circundado de vinhedos e oliveiras, o que rendem o cenário ainda mais bonito! Foi construído no início do século13 pelos seneses para se defenderem dos possíveis ataques dos fiorentinos, seus históricos rivais. São muitas batalhas entre as 2 cidades que por séculos brigaram pelos territórios toscanos.

Monteriggioni-Siena

Monteriggioni é um dos burgos medievais murados mais conhecidos da Itália. É conhecido como a Porta da Idade Média.

 

O que atrai a curiosidade dos  visitantes é a pequena fortaleza murada, em forma circular. É possível atravessá-la de um lado ao outro em menos de 5 minutos. A cidade tem 2 entradas: a porta Franca ou Romea que é em direção à Siena e a Francigena, em direção à Firenze.
monteriggioni-italia

Esta é a porta  Franca ou Romea, voltada para a cidade de Siena. Esta é a principal entrada. Muito provavelmente era composta por uma ponte levadiça

A outra porta da cidade e é de Ponente ou San Giovanni, voltada para Florença.  Esta porta é mais simples e consiste num arco. Próximo à entrada, alguns versos de Dante Alighieri, que cita Monteriggioni em seus poemas.
Monteriggioni
A igreja Maria Assunta em estilo românico-gótico foi construída  em  1213, ano da fundação da cidade. Fica na praça principal . preserva um sino do ano de 1299 e uma pintura do século 17 que representa a Madonna do Rosario.
monteriggioni-toscana
unnamed-3
A praça Roma é que reúne os bares, restaurantes típicos e lojinhas de artesanato e produtos típicos locais, como o vinho, queijos e geleias. E como vocês devem imaginar, existem muitos revendedores de vinho Chianti e de antiguidades. Sua pavimentação atual não é original, foi feita nos anos 70.  Ao redor da praça fica o Museu das Armaduras que tem reproduções fiéis de armas e armaduras. A entrada é gratuita.
monteriggioni

Lojinha de artesanato

Desde 2005 é possível percorrer uma parte do caminho que circunda a muralha.  É uma beleza observar a paisagem do Chianti e do Valdelsa e admirar a cidade do alto das muralhas! O ingresso que dá acesso à atração custa 2 euros e fica perto da porta Francigena, entrada principal da cidade.
monteriggioni-fortaleza

Para ver a cidade do alto é possível passear por uma parte das muralhas onde foi constuida uma espécie de passarela. O ingresso custa 2 euros

Dentro da fortaleza existem muitas oliveiras e plantações de frutas e verduras, que na época eram utilizadas para garantir alimento aos habitantes em período das batalhas.

monteriggioni

Siena transformou Monteriggioni numa imponente fortaleza para proteger seu território ao norte durante as guerras contra Firenze. As muralhas de Monteriggioni estão praticamente intactas. A fortaleza possui 14 torres

 

Ali perto podemos ver as oliveiras e plantações de frutas e verduras que na época eram utilizadas para garantir alimento aos habitantes em período das batalhas.
Festa tradicional – Em julho acontece a Festa Medieval de Monteriggioni. Nos dois primeiros finais de semana do mês o burgo se transforma em uma vila medieval graças ao Monteriggioni  di torri si corona. Stands com artesãos por suas estradinhas, cavaleiros, música ao vivo, acrobatas e teatro. Para conferir mais autenticidade ao evento, os moradores se vestem a caráter e ajudam a recriar a atmosfera medieval. Para  fazer transações apenas moedas medievais são usadas.
monteriggioni

Não deixe de passear pelos becos da cidade para apreciar as casinhas em pedras tão graciosas

 

monteriggioni-italia

O lindo jardim da cidade repleto de oliveiras

Como chegar:

Viajar de carro pela Toscana é a maneira mais simples, prática e prazerosa, pois você pode parar quando quiser seja para fotografar como para degustar produtos típicos locais  nos estabelecimentos na beira da estrada.
Mas existe também opções de trem e de ônibus:
Trem – Monteriggioni não possui estação ferroviaria.  É preciso ir até a estação Castellina Scallo- Monteriggioni (linha Empoli, Siena)  que fica a 3 Km dali (e depois pegar um taxi ou ônibus).
Ônibus – serviço Sita saindo de Firenze.
Distâncias:
Siena– 15 Km
Firenze – 61 Km
San Gimignano – 27 Km

As ruas das lojas de luxo em Firenze

Como muita gente sabe Firenze é uma cidade pequena e pode ser facilmente desbravada a pé. O centro histórico da cidade possui muitas ruas que são limitadas ao tráfego e facilita os visitantes a percorrê-las e admirá-las com bastamte tranquilidade. Não é o maior centro da moda italiana mas garanto que a cidade não fica atrás das grandes cidades.  Vamos fazer um passeio pelas duas ruas mais luxuosas da cidade que abrigam boutiques elegantes e renomadas: via Tornabuoni e via degli  Strozzi, que eram ambos sobrenomes de famílias nobres florentinas.
via-tornabuoni

As lojas de grife de Firenze concentram-se praticamente em duas ruas: Via  Tornabuoni e Via Strozzi

Via Tornabuoni
A via Tornabuoni , referência de rua elegante desde o Renascimento, começa na altura da ponte Santa Trinità e vai até a praça Antinori. É sem dúvida a rua mais chique da cidade. Possui um restaurante (Obicà ), o Procacci, onde você poderá degustar um delicioso panino tartufato e alguns hotéis. No início da via Tornabuoni, no Lungarno Corsini, ficam as boutiques Ferragamo e Ermenegildo Zegna.
luxo-Firenze

O tráfego em via Tornabuoni é limitado, o que confere ainda mais charme à esta parte da cidade

 

Na via Tornabuoni estão prédios históricos e senhoris, como o Palazzo Spini Feroni, do século XIV, onde fica a elegante boutique Salvatore Ferragamo, de propriedade da família desde 1930. Ali também funciona o museu Ferragamo que conta a trajetória da famosa marca.

luxo-Firenze

Via-tornabuoni

O palazzo Spini-Feroni pertence à familia Ferragamo

 

A via Tornabuoni acolhe a charmosa e descontraída piazza Santa Trinità , circundada de lojas como Balenciaga e Sergio Rossi. Ali fica o restaurante Le Carrozze que possui mesinhas na parte externa de onde você pode apreciar o ritmo desse cantinho glamour da cidade.

A Piazza Santa Trinità 

A piazza Santa Trinita é dominada pela igreja homônima.  Até 1911 foi listado como parte da Via Tornabuoni, que atravessa, e foi só nessa ocasião que, graças ao pedido do Marquês Filippo Corsini, a praça tomou seu nome atual.

 

Igreja de Santa Trinita– A Igreja de Santa Trinità, localizada praça homônima,  apresenta fachada em estilo barroco, reconstruída  por Bernardo Buontalenti no final do século 16.  A igreja  preserva um precioso tesouro artístico em uma de suas capelas,  realizado por  Domenico Ghirlandaio e sua bodega: na Capela Sassetti podemos admirar “Adoração dos Pastores”,  considerada a obra-prima do artista.

 

A fachada da igreja de Santa Trinita. A igreja é de 1200, enquanto a fachada é barroca e foi construída por Bernardo Buontalenti no final dos anos 1500

 

Ao lado da igreja fica a Antica Torre Tornabuoni,  onde funciona um hotel e alguns escritórios.  A torre foi edificada em 1260 e  possui  dois terraços panorâmicos.

 

Do Terraço Duomo, na Antica Torre Tornabuoni

 

Marcas famosas como Ferragamo, Pucci, Ermanno Scervino (mudou-se para a Via Strozzi mas a Ermanno é de propriedade da marca) e Gucci são de Firenze e todas elas estão concentradas nesse pedacinho prestigioso e elegante. E a via Tornabuoni conta ainda com marcas como Christian Dior, Céline, Burberry, Fendi, Loro Piana, Hogan, Hermès, Max Mara, Ermenegildo Zegna, Giorgio Armani,  Prada, Tods, Isabel Marand, Versace e Valentino. Dentre as joalherias estão Damiani, Pomellato e Bulgari.

 

Hermes

 

O Palazzo Strozzi fica na esquina entre as ruas Tornabuoni, Strozzi e praça Strozzi, onde estão a loja Louis Vuitton, o bar Colle Bereto e o Odeon Bistro. É um excelente modelo de palácio renascentista da cidade.

 

DSC_0219

Olhem que beleza o pátio do Palazzo Strozzi, onde funciona também um caffè

 

Via-tornabuoni

Esquina entre as ruas Tornabuoni e Strozzi

 

Via degli Strozzi

Já na via degli Strozzi você vai encontrar marcas como Louis Vuitton, Paul & Shark, Dolce & Gabbana, La Perla, Bottega Veneta, Patrizia Pepe, Moncler e Cartier. A via Strozzi termina bem próximo à piazza della Repubblica.

via-Strozzi

moda-italiana

firenze-noite

Via Strozzi

Mesmo que a sua intenção não seja fazer compras, recomendo um passeio por ali. É sem dúvida uma área super agradável, principalmente à noite.  E não deixem de visitar as 2 igrejas que ficam na via Tornabuoni, que são lindas: a Igreja dei Santi Michele e Gaetano e a Basilica Santa Trinità, na piazza homônima.

 

chiesa-di-santi-michele-e-gaetano

A Igreja dei Santi Michele e Gaetano, com fachada barroca

 

Para quem quiser saber sobre compras (para todos os bolsos)  em Firenze pode ler este post aqui.

O Grazie a te está também no Facebook: clique aqui para curtir! 😉

 

Posts que podem interessar:

Passeios, tour guiados e serviços em Florença e na Toscana

A Síndrome de Stendhal

Portas italianas

Menu do dia- dicas para não gastar muito

Aperitivo, happy-hour à italiana

Os oratórios nas esquinas de Firenze

Bike  sharing em Firenze

Villa Bardini em Firenze

Agroturimo, uma forma simples e autêntica de hospedagem 

Pagar para sentar

Dicas úteis de Firenze

Menu do dia- dicas para não gastar muito na hora das refeições

Portas italianas

Tenho verdadeira paixão pelas portas e janelas italianas! Mesmo as mais simples são bastante características,  adornadas por vasinhos de flores e plantas que conferem tanta graça e chamam a atenção. Já registrei e publiquei aqui várias fotos das janelas e fachadas que me fascinam e  hoje trago fotos de portas feitas em diversas cidades dessa linda  e fascinante Itália. Vamos admirá-las?

Florença

 

porta-italica

Volpaia

 

portas

Firenze

 

portas-italianas

Greve in Chianti

porta-florence

Firenze

portas-italianas

Greve- Chianti

Portas-Toscana

glicinia

Firenze

 

Volterra-door

Volterra

 

porta-tradiçao-italia

Firenze

 

Citerna

Citerna

 

porta-marche

Marche

 

portas-firenze

Firenze

 

portas

Anghiari 

 

DSC_0589

Anghiari

 

portas-italianas

Anghiari

 

porta-italia

Urbino

 

porta-italiana

Borgo Maggiore, San Marino

 

porta-Firenze

Firenze

 

DSC_0943

Certaldo

 

porta italia

 

portas-e-portoes

Pienza

 

Firenze

 

portas-italianas

Castiglione della Pescaia

 

porta-italiana

Castellina in Chianti

 

Dicas úteis para quem visita a Itália

É comum que os turistas que visitam a Itália confundam os estabelecimentos e encontrem dificuldade na hora de adquirir alguns produtos, principalmente do gênero alimentício. E para complicar, algumas palavras que conhecemos são empregadas aqui na Itália com sentido um pouco diferente. É interessante reparar que eles colocam nas placas o tipo de atividade, tipo alimentari, ou salumeria, por exemplo.  Para ajudar a esclarecer e facilitar a vida dos viajantes preparei este post explicando o emprego de algumas palavras informando também onde é possível encontrar alguns produtos. Com certeza vai te ajudar a se virar por aqui:
alimentari

Esta é uma alimentari com produtos tipicamente toscanos

Bar – a utilização refere-se quase sempre ao local onde se toma um café ( e aqui você toma o cafezinho nos balcões,  em pé mesmo). Nos bares aqui na Itália também servem bebidas alcoólicas mas a palavra é usada sobretudo quando nos referimos a tomar café.  Claro que nos bares encontramos também doces, biscoitinhos, salgadinhos e no horário do almoço alguns servem “primo” (pasta) ou na maioria das vezes expõem pratos já preparados.

Dica para os que querem economizar: peça e tome seu cafezinho no balcão mesmo. Lembre-se que ao utilizar a mesa é capaz que o preço dobre ou dependendo, triplique de valor.  Veja todas as dicas no post pagar para sentar. Quem quiser saber mais sobre onde tomar um delicioso café em Firenze pode saber mais lendo este post aqui com muitas dicas.

Cafe da manha na Italia

Os bares são praticamente pontos de encontros e estão sempre cheios, especialmente pela manhã, pois é uma mania italiana tomar café no bar

 

gastar pouco Italia

No tabacchi é onde você encontra os bilhetes de ônibus locais que circulam na cidade. Alguns bares também funcionam como “tabacchi” e a placa do lado externo com um T” vai te ajudar a identificar este tipo de estabelecimento

Tabacchi – acertou quem associou à palavra tabaco. Este é o lugar que vende cigarro, charuto e aquelas raspadinhas. E preste atenção: é no “tabacchi” onde você pode adquirir os bilhetes dos ônibus locais. Vendem também selos para cartas e postais e cartões telefônicos (será que alguém utiliza ainda?). Você vai identificar o local também pelo T grande na porta dos estabelecimentos.

Um “panificio” ou “forno”

Forno ou panificio – se você passar perto de um ” forno” garanto que vai sentir um aroma irresistível de pão. Apesar de não ser costume por aqui o consumo do pão francês é possível substitui-lo pela baguete.  No forno é onde você vai encontrar uma variedade enorme de pães e biscoitinhos. Para os desavisados: aqui na Toscana o pão tem pouquíssimo sal e possui a crosta crocante. Outra variante para forno é panificio e panetteria.
Pasticceria

Pasticceria seria quase sinônimo de perdição… Algumas servem também bebidas, como cafés e drinks

Pasticceriapasta em italiano pode significar também aquelas tortinhas doces, geralmente com cobertura de frutas (o famoso “tartelete”). Aqui você vai encontrar doces, biscoitinhos e uma infinidade de guloseimas. E para quem não sabe: os doces aqui na Italia não são enjoativos pois são preparados com muito menos açúcar  do que os doces brasileiros e as massas são bem delicadas. Da série: você vai comendo e nem vai percebendo. Portanto,  vá com cuidado… 😉
Alimentari

Esta alimentari fica na via del Parione . Os proprietários preparam um dos mais gostosos “panini” de Firenze. Aqui você encontra produtos frescos e de excelente qualidade… e vinho, obviamente

Alimentari – aqui você vai poder comer um panino e tomar uma tacinha de vinho, geralmente vendidos também em garrafas. Alimentari é basicamente um mini-market pois vendem também pacotes de massas, molhos e enlatados, biscoitos confeccionados. Muitos turistas se abastecem de garrafas de água nesse tipo de estabelecimento pois no centro da cidade existem poucos supermercados. Podem chamar também de gastronomia. E se o seu interesse é saborear apenas o “panino” existe também a panineria. Já dei a relação com os melhores endereços sobre onde um excelente panino em Firenze.  Pegue mais dicas aqui para dar uma olhada.
Pizzicheria – poderia ser um “alimentari” só que mais voltado à venda de salames e queijos. Alguns locais usam na placa salumeria
Salumeria

Esta salumeria oferece aperitivo com buffet

 

bottega

Um das bodegas mais fotografadas e famosas de Firenze é essa aqui. Fica em Borgo Santissimi Apostoli

Bottega – esta seria a bodega, ou mercearia. Algumas bodegas fiorentinas preservam ainda características de antigamente, com produtos expostos do lado de fora. Geralmente vendem produtos como frutas,  verduras, azeite, temperos e utensílios.

bottega

Esta é um as minhas bodegas preferidas de Firenze. Adoro esta bicicleta na porta. No cestinho de madeira sempre flores e produtos da temporada

Mesticheria – vendem utensílios e artigos para casa e alguns itens que podem ser úteis aos turistas, como cadeados, carregador ou transformador para celularEdicola – onde vendem jornais e revistas. Existem também as tradicionais bancas de revistas espalhadas pela cidade. Geralmente vendem bilhetes de ônibus circular
Osteria, trattoria e restaurante 
Aproveito para explicar a diferença entre osteriatrattoria  pois sei que muita gente fica na dúvida. Esses 2 termos geralmente caracterizam locais mais informais do que um restaurante:
vineria
Osteria ou taberna – é muito tênue a diferença com a trattoria, se é que atualmente ela exista hoje em dia. A etimologia da palavra osteria refere-se à hospitalidade.  Quando em época medieval esses termos começaram a ser usados, eles eram encontrados principalmente próximos às estradas de passagem e comércio. Serviam também como local de descanso, portanto, parando nas tabernas encontrava-se acomodação e vinho. Osteria evocava um lugar mais simples que serve refeições muitas vezes preparadas por algum membro da família. Existe uma grande possibilidade de você ver a nonna na cozinha –  e tem gestão familiar.  A tipologia de estabelecimento  surgiu para nominar os locais que vendiam vinho e em alguns casos, petiscos, uma estrutura mais simples e familiar.
Trattoria – tem o perfil de osteria só que é um pouco maior e conta com ajuda de algum assistente, seja na cozinha ou no atendimento. Sao em media baratos e oferecem pratos ligados à tradição local, onde a tipicidade é uma das principias características. Trattoria é  também sinônimo de simplicidade e informalidade, oferecem poucos pratos,  mas são bons e tradicionais.
Trattoria

Duas trattorias de charme em Firenze

 

Dicas:  Além de poder comprar água nos bares, você poderá encontrar garrafinhas de água numa bottega, tabacchi ou alimentari (nas prateleiras ou mesmo nos refrigeradores). Não são os locais mais baratos, geralmente custa 1 euro a garrafa que no supermercado você adquire a 30 centavos.

Espero que tenham gostado dessas dicas. Caso tenha amigos que estão de viagem marcada, compartilhe este post pois as dicas poderão ser úteis para quem visita a Itália.

 

Para passeios e experiências em Florença e em toda a Toscana, mande um email para grazieateblog@gmail.com

20 atrações grátis em Firenze

A Igreja de Santa Croce

A Basílica de Santa Maria Novella

Passeio a bordo do 500

7 rooftops de Firenze

Cookstock – vinho e gastronomia na Toscana

Uma das características mais marcantes quando nos referimos à Itália é a sua rica cultura enogastronômica. E vocês nem imaginam quantos eventos ligados à arte do comer e beber bem acontecem por aqui!

Neste final de semana estive na segunda edição do Cookstock, em Pontassieve. A cidade, que conta apenas com 20 mil habitantes, esteve super movimentada e durante 3 dias pelas suas ruelas e pracinhas muitos stands e food trucks com degustação de produtos típicos de excelência, cooking shows, exposições artísticas e muita música ditaram o ritmo.

Pontassieve Firenze

Pontassieve é um localidade tranquila que fica a 15 minutos de Firenze. Aqui a igreja de San Martino e as ruas do centro histórico

gastronomia

unnamed-12

A praça Vittorio Emanuele completamente lotada

Adoro as festas de “paese” (como chamam aqui, que significa cidade pequena,  ou vilarejo). São famílias inteiras com crianças, jovens e nonnos com o mesmo objetivo: se divertir e saborear as delícias típicas da culinária local. Esses eventos são interessantes pois nos possibilitam absover e conhecer um pouco sobre as tradições e costumes através da gastronomia.

unnamed-2

Aqui pudemos ver como faziam o testaroli, uma espécie de panqueca, tradição da cidade toscana de Carrara. E sabe com qual acompanhamento? Com Nutella!!!! Uhmmmm

vinho italiano

Salute!!!

gastronomia italiana

Cooking show – A criativa chef Entiana Osmenseza preparou um prato especial: ravioli di polenta con figos em plena ponte medicea (foto: divulgação Cookstock)

comida de rua

Comida de rua- Mariscos (que eram servidos em cones de papel), geleia biologica e risotto

A descontração é o ponto marcante desses eventos, onde a comida de rua de qualidade e o vinho protagonizam momentos de alegria e confraternização.

food truck

Doces napolitanos da Mignon… uma delícia!

As ruas da cidade ficaram completamente lotadas! Alguns estabelecimentos colocaram stands nas calçadas,  já que as ruas estavam fechadas ao trafego de veículos.  E por falar em veículos, os food trucks fizeram o maior sucesso! O de mariscos fritos foi um dos mais requisitados. A espera era longa e desanimadora… (tomara  que ano que vem aumentem o numero de food trucks visto o sucesso e o grande movimento registrado).

Panino
Da tradição italiana, panini, piadina, pizza, risotto dentre muitas outras gostosuras, que podíamos adquirir seja nos stands, nas estabelecimentos da cidade ou nos foodtrucks, que ficaram na pracinha central da cidade, onde foram colocadas as mesas. Cada um escolhia a sua refeição e dividia o tavolone.

comida italiana

Alguns dos stands: o primeiro com produtos orgânicos e a Km 0, a pizza, que não podia faltar e um stand que vendia vinho e queijo pecorino, que vai muito bem com pera

unnamed-10

A schiacciata con l’uva, um doce tipicamente toscano que encontramos principalmente neste temporada da vendímia

Quem simpatiza por programas do tipo não pode perder as “sagras” (festas que acontecem geralmente nas praças ou nas ruas da cidade onde o ponto alto é a degustação de pratos típicos locais) que existem de norte a sul da Itália.

E caso queiram conferir os eventos deste mês de setembro aqui na Toscana, basta clicar aqui.

Versília, litoral da Toscana

A Versília é uma linda região da Toscana que abriga um dos mais famosos e badalados balneários italianos. É um grande território que cobre uma área de cerca de 160 Km quadrados e está localizado na parte noroeste da costa da Toscana,  incluída na província de Lucca. Com forte vocação turística, tem uma ótima estrutura de praias, hotéis de luxo, discotecas e uma infinidade de bons restaurantes. O paraíso para notívagos. E reduto de intelectuais e amantes das artes. Um mix de pessoas com perfis e interesses diferentes que ditam o ritmo do local, que é bastante cobiçado e disputado mesmo não figurando entre as praias mais lindas do litoral italiano.  Suas praias estão longe de ser daquele azul cristalino, apesar de serem claras. A areia é fina mas não tão branquinha… mesmo assim é destino requisitado. Principalmente para quem quer ver e ser visto.

 

 

versilia

A Versília faz fronteira com a província de Pisa ao sul e com a província de Massa Carrara ao norte. Nas áreas montanhosas dos Alpes Apuanos, faz fronteira com a Garfagnana

 

A Versília compreende as cidades de Camaiore, Pietrasanta, Viareggio, Forte dei Marmi, Massarosa, Seravezza e Stazzema e suas praias são banhadas pelo mar Tirreno.   Historicamente, a capital da Versília é Pietrasanta, localizada a cerca de 3 km do mar.

Pietrasanta, chamada “Pequena Atenas” devido às riquezas artísticas e culturais, é uma cidade ricas de história e charme

Versília histórica  –  Esta Versília mais badalada é a expansão turística de um território conhecido como Versília Histórica ou Vesilia Medica,  composta pelas comunidades de Pietrasanta, Forte dei Marmi, Seravezza e Stazzema, um pequeno território homogêneo de história, cultura e tradições.

versilia
Versilia-praia

Os gazebos na praia de Marina di Pietrasanta

 

Como muitos já sabem, as praias na Itália são a pagamento. E os precinhos por aqui são proporcionais à fama e à boa infra-estrutura que os estabelecimentos oferecem. O que determina o valor? O que cada um oferece, como espreguiçadeiras, tendas ou sobrinhas, a distância entre uma tenda e outra ( quanto mais distante do vizinho mais caro fica), estrutura das cabines (onde os frequentadores podem guardar seus pertences e depois tomar banho e mudar de roupa). Cada estabelecimento na beira de praia chama-se bagno e tem seu próprio restaurante, o que significa que você pode passar um dia inteiro ali.
Versilia
Quem possui a concessão de explorar os estabecimentos balneares pode alugar uma tenda mensal ou semanalmente. Ou até mesmo cobrar diária.  Por lei, é preciso também que existam praias livres. Para saber mais a respeito leia neste post aqui sobre a praia de Marina de Carrara.
Versilia

Aqui no Bagno Le Gazzelle, com duas piscinas de agua salgada, cabinas para tomar banho e trocar de roupa e gabezos enormes na beira da praia. Quem aluga o gazebo por temporada tem alguns privilégios: diariamente as toalhas são trocadas e você pode deixar os brinquedos das crianças e tudo o mais que quiser ali mesmo, na areia da praia

Estive ali como convidada de um casal de amigos que frequenta o local há muitos anos. No “bagno” onde estávamos o aluguel diário de um gazebo com 2 espreguiçadeiras (com mesa e cadeiras) custa 90 euros. Mordomia custa!

Versilia sunset

O final do dia na orla de Pietrasanta. Uns passeiam de carro, outros de bike e outros praticam atividade física

 

spritz

Programa nota 10 no final do dia: aperitivo em companhia dos amigos!

A Versília é reduto de personalidades do mundo artístico, jogadores e modelos. É um litoral frequentado por muita gente VIP e famosa. O bagno mais concorrido do momento é o Twiga. Por curiosidade, dei uma passadinha lá para registrar tudo e poder contar pra vocês. Apesar de ser na beira da praia o ambiente é ultra refinado. Como na maioria dos estabelecimentos,  uma passarela liga o bar até a beira da praia. Ali os garçons desfilam com champagne, frutas e mariscos…. Sob os gazebos brancos,  na areia da praia, confortáveis poltronas e pufs onde seus frequentadores chegam a pagar um salario médio na Itália, isso é, 1.000 euros, para uma semana de deleite com direito a um gazebo com 4 espreguiçadeiras. Todos os frequentadores  na área do bar os homens vestiam camisas (quase todos de roupa branca, hábito comum na Itália durante o verão) e as mulheres super produzidas.

unnamed

O Twiga é o must-go! Aqui é o lounge do “bagno” e onde fica o bar. No Twiga é muito fácil esbarrar em modelos, artistas e jogadores de futebol. Ah, e a noite transforma-se em nightclub com som até altas horas

 

twiga_prenotazioni8

Twiga Beach Club (foto divulgação)

Forte dei Marmi – Coladinho à Pietrasanta fica Forte dei Marmi, a meta mais glamour da região.  Num passeio pela cidade você vai se admirar com os lindos e elegantes casarões. Forte é pequeno, arborizado e no centro da cidade algumas ruas são fechadas ao tráfego, o que confere ainda mais charme ao local. A bicicleta é o meio de transporte de moradores e frequentadores.  Aqui vai uma dica legal: em Forte, todas as quartas existe um mercadinho imperdível com artigos bem bacanas a um precinjo mais camarada!
 Forte dei Marmi
forte-dei-marmi

Forte dei Marmi e ao fundo os Alpes Apuanos. Muita gente acha que é neve, mas não é. O branco das montanhas é mármore. Dali é extraído o famoso mármore de Carrara

Pietrasanta blog 4

Turismo cultural – Pietrasanta é uma das joias da Versilia

Pietrasanta – Conhecida como cidade das artes, é o destino mais cultural da Versilia. Neste post aqui você vai  saber mais a respeito.

Versilia bagno

Viareggio, província de Lucca,  é a maior e mais conhecida cidade da região. É na cidade que acontece um dos mais famosos carnavais do mundo, festa que começou a ser celebrada no ano de 1873.  Durante o mês de fevereiro acontece o histórico e tradicional carnaval com desfile de carros alegóricos pela orla da cidade com muitas festas e eventos. E em agosto também comemoram o carnaval com uma edição mais curta mas também bastante animada. Afinal, é o mês que sopra por aqui a mágica e vibrante brisa de verão …

Hotel Eden Viareggio

Viareggio (foto divulgação)

 

Posts que podem interessar:

É seguro viajar na Itália?

O artista Michelangelo

As lojas de luxo em Firenze

O conceito do slow travel

A cúpula do Duomo de Firenze

Villa Bardini em Firenze

Agroturimo, uma forma simples e autêntica de hospedagem 

Pagar para sentar

Quando o melhor remedio é a leitura

A síndrome de Stendhal