A Toscana é uma das regiões italianas mais ricas de pratos típicos. Se você tem planos de passear por aqui e aproveitar o que de melhor a cozinha local pode oferecer, confira aqui para ficar por dentro de tudo o que pode pedir nos restaurantes.

Muitas receitas da tradição toscana são as que definimos hoje em dia vegetariana. Isso porque a gastronomia local tem sua origem ligada aos camponeses e que nem sempre tinham possibilidade de preparar pratos com carne
A Toscana é terra de camponeses e sua cozinha, que tem como base ingredientes frescos e genuínos, além de ser sazonal é muito simples. Inclusive é conhecida como cucina povera, isso é, cozinha pobre. Mas nem por isso não deliciosa! A gastronomia toscana é repleta de aromas e sabores! Muitos pratos fazem alusão à sua origem rural e e essa simplicidade que seduz e surpreende. Muitos pratos são à base de pão e azeite, pois a Toscana é uma rica região produtora de azeite de oliva (veja mais aqui) e isso faz toda a a diferença no preparo de inúmeras receitas. A gastronomia local baseia-se nos produtos que temos à disposição aqui no território. Para você saborear um delicioso prato típico da culinária toscana é preciso levar em consideração a estação do ano. Alguns pratos são encontrados apenas no verão e outros apenas no inverno (quando os restaurantes utilizam produtos congelados, indicam no menu). Agora explico um pouquinho sobre cada especialidade:
Pão sem sal – Difícil falar de gastronomia toscana sem citar o pão, utilizado como base de muitos antepastos e sopas. O pão toscano é sem sal, tem o miolo macio e a crosta crocante. No início eu achava estranho mas atualmente adoro e chego a sentir falta quando viajo para outras regiões e não consigo encontrá-lo. O pão toscano é oferecido no início da refeição e é uma delicia com uma pitadinha de sal e azeite.

O pão toscano serve de base para alguns antepastos toscanos e também é usado na preparação de alguns pratos típicos
Crostini – Servidos como antepasto, são fatias de pão tostado com uma variedade de sabores. Tem crostini de fegatini (preparado com fígado de frango), funghi, bruschetta (principalmente no verão), queijo brie e nozes , tomate, apenas azeite ou linguiça e queijo stracchino (este é uma perdição!) . E nos meses frios, a bruschetta de tomate se transforma em fettunta. E não há nada de mais simples para preparar: depois de tostar o pão, basta passar um pouquinho de alho e caprichar no azeite extra-virgem de oliva.
Presunto – O Prosciutto Toscano DOP – Denominaçao de Origem Protegida – é produzido apenas aqui no território toscano e envelhecido no mínimo 12 meses. Geralmente o presunto é servido como antepasto. Se vier aqui no verão, não deixe de experimentar presunto cru e melão, que formam uma dupla irresistível!
Finocchiona- é um tipo de salame típico do sul da Toscana preparado com erva-doce (funcho). Quando pedimos affettati misti toscani como antepasto geralmente incluem também a finocchiona.
Lampredotto – típico de Firenze, você vai encontrar diversas barraquinhas espalhadas pela cidade que servem a iguaria. O lampredotto é servido como sanduíche e bastante comum em toda a Toscana. O panino al lampredotto, que é preparado com a 4ª parte do estômago do boi, ocupa um dos primeiros lugares quando o assunto é street-food. Visitar Firenze e não experimentar esse clássico não vale!

O panino al lampredotto encabeça a preferência do street-food de Firenze
Bistecca alla fiorentina – a bistecca é bem alta, com corte em “T”, preparada na grelha e servida bem mal passada dentro, bastante rosada. É feita com a carne Chianina, raça de boi da região toscana do Val di Chiana. Sempre digo e vou repetir: não peça a bistecca bem passada. Se você não curte carne ao sangue, escolha outro prato.
Pepposo dell’Imprunetta– Este prato é preparado com cubos de carne, bastante pimenta do reino em grãos e vinho tinto. Algumas pessoas acrescentam alho e tomate. É preciso cozinhar a fogo baixo por bastante tempo, tipo 2 ou 3 horas, e quando feito com músculo da carne Chianina é ainda mais gostoso! O nome do prato deriva da localidade de Imprunetta, nas colinas de Firenze.
Pappardelle al ragù di cinghiale– é um prato típico da Maremma, sul da Toscana. O molho lembra bastante o ragú alla bolognese, mas tem um sabor mais selvagem. A gente encontra esta massa com molho de javali praticamente o ano todo.
Pappardelle alla lepre –. Outra receita típica toscana com carne de caça é o pappardelle com carne de lebre. Assim como o javali, a carne às vezes é marinada por até 48 horas para eliminar o forte odor.
Pratos vegetarianos
Panzanella– é um prato rústico e típico da cozinha toscana, servido como primo (no lugar da pasta). É preparada à base de pao dormido molhado na água. Como é super fácil fazer, deixo inclusive aqui a receita: deixe o pao dormido embebido em agua filtrada por cerca de 1 hora. Depois amasse com as mãos para tirar a agua e esmigalhe os pedaços. Acrescente tomate, pepino, fatias bem fininhas de cebola vermelha, manjericão, folhas de rúcula (se quiser) e bastante azeite. Uma pitada de sal e pimenta do reino fresca a gosto. Veja aqui a receita da panzanella toscana.
Ribollita – este é um prato preparado com pão velho e verduras das regiões de Pisa e Firenze que surgiu para reaproveitar as sobras. Esta é uma sopa de verduras com pão, requentada (bollire significa ferver, cozinhar… ribollita significa cozinhada 2 vezes). Em muitos locais você encontra o ano todo, mas aqui é bem mais consumida no inverno.
Minestra di pane – esta é uma sopa de pão com legumes. É preparada com pedacinhos de batata, cenoura, aipo, cebola, tomate e feijão e encontrada nos restaurantes entre novembro e março, que são os meses mais frios do ano.
Crespelle alla fiorentina – é como um crepe ou panqueca, com a massa fininha, preparado com recheio de espinafre e ricota
Cecina – A cecina é uma torta de grão de bico, que surgiu de forma aleatória através da mistura de farinha de grão de bico, azeite e água. Muitos atribuem a sua origem à “farinata ligue”. É uma torta bem baixinha, crocante fora e macia por dentro. Pode ser degustada com pão ou schiacciata. Ainda mais saborosa quando feita no fogão a lenha.
Pappa al pomodoro – dentre os chamados pratos pobres, este é o principal deles. A pappa al pomodoro é uma deliciosa sopa de pão, alho, manjericão e tomates. A qualidade dos tomates é primordial para um excelente resultado. E é no verão que o fruto amadurece, portanto, agosto e setembro são meses excelentes para se saborear este típico prato toscano. Você encontra a pappa al pomodoro durante todo o ano, mas nos meses de inverno ela é feita com a massa de tomate congelada ou então com molho de tomate industrializado.

A pappa al pomodoro é um dos principais pratos da cozinha toscana
Cacciucco – o cacciucco mais tradicional é o preparado com peixe, pois existem também outras variantes. Esta sopa de peixe preparada com frutos do mar é servida sobre o pão tostado. Este prato é típico de Livorno e bastante difundida também em Viareggio e surgiu também das sobras, ou seja, dos peixes de qualidade inferior que eram aproveitados sobre um pedaço de pão. Leva polvo, lula, mexilhões, camarões. Uma delícia!!!
Pici – Não é um prato, mas um tipo de massa, bem parecida com o spaghetti, só que mais grossa e rugosa. Essa massa é originária do sul da Toscana e dentre os molhos para acompanhá-la estão l’aglione (um tipo de alho), molho de carne moída, funghi, carbonara ou cacio e pepe (que é uma receita romana mas que combina muitíssimo bem com o picio).
Fagioli all’uccelletto – é um prato típico da à base de feijão cannellini, molho de tomate, sálvia e pimenta do reino. Este não um prato, mas um acompanhamento para pratos de carne.
Gnudi toscani – este prato é basicamente o recheio do ravioli, isto é, ricota e espinafre. Os gnudi (nudi, nus) são preparados com a receita do recheio do ravioli e depois servidos geralmente com molho de tomate, o que confere mais sabor ao prato! Algumas receitas são preparadas com manteiga e sálvia.
Siga o blog no Facebook e no Instagram @grazieateblog com postagens diárias
Schiacciata con l’uva – é muito parecido a um bolo e é feito com ingredientes simples, como massa de pão, azeite, açúcar e uva vermelha, a canaiola, sempre no período da colheita, isto é, setembro. Portanto, a gente só encontra essa delicia no mês de setembro e início de outubro.

O doce típico da época das vindimas, a schiacciata con l’uva. Esta foi preparada por Emiko Davies, autora do livre Florentine, cheinho de receitas maravilhosas!
Cavalucci – é um biscoito típico de Siena, preparado com mel, nozes e frutas cristalizadas. Apesar de serem típicos das festas de final de ano, podem ser encontrados durante todo o ano.
Pan ramerino – é um pão feito com uva e alecrim e servido na Quarta-feira Santa.
Schiacciata alla fiorentina – típico para ser saboreada no período de carnaval, é um bolo branco, macio e delicado com o topo de açúcar fino.
Ricciarelli – este doce é originário de Siena e feito com amêndoas, ovos e açúcar, e geralmente servido nas festas de final de ano.
Panforte – este é um doce clássico italiano e foi criado em 1200, em Siena. É feito com frutas, casca de laranja e nozes. Apesar de ser um doce de Natal a gente encontra durante todo o ano
Castagnaccio – doce à base de farinha de castanha, pinoli, passas, nozes e alecrim e castanhas, típico dos meses de outubro e novembro.
Torta della nonna – de origem aretina, a torta della nonna , ou a “torta da vovó”, é um dos mais tradicionais doces toscanos. A receita é bem simples e o doce é bem leve e delicado, com recheio cremoso e com pinoli e açúcar no topo.

A torta della nonna é irresistivel! No topo, açucar e pinoli. E a maravilha é que a gente encontra essa gostosura durante todo o ano (foto divulgação)
Cenci – doce de carnaval, seria o equivalente à nossa mentira. A gente encontra nas confeitarias, restaurantes e supermercados apenas durante o período de carnaval.
Cantucci e vin santo – muito comum aqui na Toscana, esta dupla é inseparável! Servida após as refeições, o cantucci, também conhecido como “biscoito de Prato”, é crocante e feito com amêndoas.
E aqui alguns dos produtos da horta e do pomar de cada estação :
Primavera – alho, aspargos, acelga, rabanete, alcachofra , aspargos, couve-flor, cenoura, chicória, feijão, folhas verdes, repolho roxo, rabanete, espinafre, abobrinha. Frutas: laranja, morango, kiwi, pera, cereja, melão, maçã
Verão – alho, cenoura, cebola branca, pimenta, milho, tomate, aspargos, abobrinha, beringela, cavalo, radicchio, rúcula, pimentão, rabanete, radicchio, folhas verdes, feijão, flor de abobrinha. Frutas: abricó, melancia, melão, pêssego, ameixa, figo, mirtilo e uva
Outono – Alho, aspargos, tartufo, espinafre, castanha, limão, batata doce, rabanete, era-doce, funghi porcini, aipo, abóbora, cavolini de bruxelas e espinafre. Frutas: caqui, pera, uva, mixirica

Típico do outono, a castanha é um alimento saudável e digerível de alto valor nutritivo e calórico. Graças às suas propriedades energéticas, a castanha foi o pão da população até o final da Segunda Guerra Mundial
Inverno – bietola, brocolis, chicória, abóbora , couve-flor, erva-doce, espinafre, abóbora, alcachofras, espinafre, erva-doce. Frutas: laranja, mixirica, pera, maça, kiwi
Quer uma maneira deliciosa para conhecer Firenze?
Participe de um tour enogastronômico.
Posts que podem interessar:
Hospedagem em apartamento em Firenze
Rafting no Rio Arno em Firenze
Refeições ao ar livre em Firenze
Agroturimo, uma forma simples e autêntica de hospedagem
Menu do dia- dicas para não gastar muito na hora das refeições
Ciao Denya
Quando estive em Firenze,na casa do meu namorado,nunca faltava Cantucci e vin santo….doces memórias….bacione
Ciao Alessandra, ah… na casa de um fiorentino nunca falta Cantucci e Vin Santo ;). Delícia, vero? Bacione cara, Denya
Olá Dênia, tudo bem?
Aqui é a Ana Luiza filha do Clóvis e da Ana Maria. Nós passávamos muitas férias em Guarapari, vc se lembra? Há quanto tempo, né?!
Irei para Florença com meu marido e filhos (Duda 16 e Rafa 13 anos) no dia 12/10 (antes estaremos em Roma) e voltaremos no dia 17/10. É a primeira vez deles em Florença… Vc aconselha algum passeio pra adolescentes? E perto de Florença, tipo bate-volta o que vc acha mais compensador?
Parabéns pelo blog, as dicas são ótimas e de muito bom gosto. Aprendeu bem a lição de casa…
Sei que vc tem filhos e trabalho, portanto, não se preocupe conosco, mas querendo nos ver vai ser um prazer.
Beijos
Oi Ana Luiza, que maravilha saber que estão vindo pra cà! Te mando um email para combinarmos alguma coisa. Beijo pra vcs e até breve 😉 Denya
Fiquei com uma grande saudade da fiorentina. Tentamos faze em casa, maridex adora um churrasco, mas não fica igual. Denya, acredita que eu não provei a torta della nonna? Qualquer dia vou tentar fazer.
Excelente post, como sempre! Deu saudades e vontades.
Beijocas querida.
Hummmm, quantas delícias. Fiquei até com fome agora!
Ei Marcia,
Muitas tentações… Se eu pudesse te enviaria um pouquinho dessas gostosuras. Forte abraço e obrigada pela visita! 😉 Denya
Pingback: Grazie a te / Endereços de onde encontrar os maiores clássicos da cozinha toscana
Pingback: Grazie a te / Qual o melhor período do ano para visitar a Itália?
Pingback: Grazie a te / Food tour na boemia região do Oltrarno, em Florença
Pingback: Grazie a te / A Basílica Santa Maria del Fiore, o Duomo de Firenze, é a 5ª maior igreja do mundo
Pingback: Grazie a te / Excelente opção para aperitivo com vista para Firenze
Pingback: Grazie a te / O tranquilo burgo medieval de Volpaia, no Chianti Clássico
Pingback: Grazie a te / O pão toscano, presente em muitas receitas típicas da região
Pingback: Grazie a te / Um passeio por Siena, linda cidade medieval da Toscana
Pingback: Grazie a te / O restaurante Irene, na piazza della Repubblica, em Firenze
Pingback: Grazie a te / O Museu Uffizi, atração imperdível em Firenze, é o museu mais visitado da cidade
Pingback: Grazie a te / 20 atrações grátis em Firenze pra você curtir a cidade
Pingback: Grazie a te / Urbino, joia do Renascimento na região das Marcas
Pingback: Grazie a te / Firenze tem muito a oferecer! Confira programas insólitos e legais na cidade
Pingback: Grazie a te / Quem nunca passou dificuldades e apertos durante a viagem?
Pingback: Grazie a te / A feira de moda masculina Pitti Uomo, agita Firenze
Pingback: Grazie a te / A Valdambra pode servir de base para explorar diversas cidades, pois está localizada entre Firenze, Siena e Arezzo
Pingback: Grazie a te / Quer saber os meus locais prediletos para comer pizza em Firenze?
Pingback: Grazie a te / O Calcio Storico Fiorentino, ou Futebol Histórico de Firenze, é outra paixão antiga dos florentinos
Pingback: Grazie a te / A feira Le Cascine acontece todas as terças-feiras, durante todo ano
Pingback: Grazie a te / A Basílica de San Miniato al Monte foi construída entre os séculos 11 e 13
Pingback: Grazie a te / Dicas de restaurantes em Firenze, 7 - Grazie a te
Pingback: Grazie a te / Uma festa tradicional dedicada ao peixe azul na Costa Etrusca, na Toscana
Pingback: Grazie a te / Setembro é mês da tradicional colheita de uvas na Itália
Pingback: Grazie a te / Enoteca Vinandro, na praça Mino, coração de Fiesole
Pingback: Grazie a te / Mais uma lista com dicas de restaurantes em Firenze
Pingback: Grazie a te / Viajar de trem na Itália é fácil, prático, econômico e seguro
Pingback: Grazie a te / Restaurantes no Oltrarno, o bairro mais cool de Firenze
Pingback: Grazie a te / Os melhores endereços de Firenze para comer panino
Pingback: Grazie a te / Carro Matto, a carroça maluca, para comemorar a produção do vinho
Pingback: Grazie a te / Uma relação de filmes girados na região da Toscana
Pingback: Grazie a te / A arte dos sbandieratori, os lançadores de bandeiras
Pingback: Grazie a te / Mala de inverno - Dicas excelentes pra você nao passar frio
Pingback: Grazie a te / Dicas práticas de como preparar a mala para o outono europeu
Pingback: Grazie a te / Dicas práticas e econômicas de como enfrentar o frio europeu
Pingback: Grazie a te / Viva o gelato! Indico as melhores sorveterias de Firenze
Pingback: Grazie a te / Dicas de hotéis de diversas categorias para a sua hospedagem em Firenze
Pingback: Grazie a te / Festas medievais da Toscana, que é repleta de burgos característicos
Pingback: Grazie a te / Palazzo Medici Riccardi, riqueza do patrimônio arquitetônico, histórico e artístico de Firenze
Pingback: Grazie a te / Restaurante Il Vescovino, no coração do Chianti, administrado por uma família de brasileiros que escolheu a Itália para viver. No menu, pratos da gastronomia toscana preparados com ingredientes frescos e da estação. Os pratos podem ser
Pingback: Grazie a te / Sugestões para quem vai passar 7 dias na Toscana
Pingback: Grazie a te / Sabem qual a região da Toscana compreende o Chianti Classico?
Pingback: Grazie a te / Um pouquinho do cotidiano dos fofíssimos nonos da Itália
Pingback: Grazie a te / Mercadinho Belle Epoque traz um pouco da França para Firenze
Pingback: Grazie a te / Caçar e comer trufas, uma experiência única e inesquecível
Pingback: Grazie a te / Como é morar numa cidade onde as pessoas passam férias
Pingback: Grazie a te / A região do Mugello, a apenas 30 Km ao norte de Firenze
Pingback: Grazie a te / A cúpula do Duomo de firenze, obra-prima de Brunelleschi
Pingback: Grazie a te / Prato, a segunda cidade mais populosa da Toscana