Sala 2 – Il Duecento e Giotto – O espaço reúne as pinturas mais antigas do museu, de arte gótica e bizantina. Muitas obras lembram as artes sacras medievais. Reúne obras de 3 grandes artistas toscanos da Idade Média, como Cimabue, Duccio di Buonninsegna e Giotto. Com Giotto inicia-se uma verdadeira revolução no âmbito figurativo que leva mais tarde ao Renascimento.
Salas 5 e 6 – Gotico Fiorito ou Fiammeggiante ou Gotico Internacional – Compreende o período que vai do final dos anos 1300 ate o início dos anos 1400. Esse estilo representa o gosto elegante das cortes, com uma mensagem mais formal, dando uma prova que eram capazes, com uma linguagem que exprimia a riqueza. Lorenzo Monaco e Gentile da Fabriano são alguns dos artistas que encontramos nessas salas.
A Tribuna foi construída entre 1581 e 1583 pelo arquiteto Buontalenti para abrigar preciosidades do grão-duque Francesco I de’ Medici. Este era o quarto das maravilhas, Wunderkammern em alemão, com pinturas, estátuas em prata e bronze, mármore, vasos de cristal de rocha e pedras duras, joias, objetos com pedras raras, medalhas e camafeus antigos. Possui uma linda cúpula, com piso de mármore e paredes vermelhas de veludo. Esses espaços são também conhecidos como gabinetes de curiosidades e pertenciam às famílias nobres. Era o local que abrigava coleções de objetos raros, exóticos ou curiosos provenientes de diversas partes do mundo. Não era um local para expor apenas obras de arte como esculturas e pinturas, mas também objetos provenientes da natureza. O acesso não é permitido aos visitantes.
Seguindo pelo corredor Levante, novas coleções de retratos e instrumentos científicos foram acrescentados a partir de 1587, com o duque Fernando I. Após sua morte a galeria permaneceu inalterada por muitos anos.
Sala 8- Filippo Lippi – Lippi é um dos protagonistas do primeiro Renascimento. Nesta sala destacam-se Filippo e seu filho Filippino, aluno de Sandro Botticelli. Nesta sala estão também obras do artista natural de Arezzo Piero della Francesca, que realizou os retratos dos duques de Urbino, entre 1465 e 1472.
Sala 9 – Temperanza de Piero del Pollaiolo, de 1470
Salas 10 a 14- Botticelli – Aqui estão expostas as célebres obras ” O nascimento de Vênus e a “A Primavera”, feitas pelo artista florentino Sandro Botticelli (1445-1510). As salas abrigam também obras de outros artistas.
Sala 35- Leonardo – Nesta sala, restaurada em 2018, estão alojadas 3 obras mais jovens do mestre Leonardo, antes de mudar-se para Milão, em 1482. Obras como Il Battesimo di Cristo, l’Adorazione dei Magi, e l’Annunciazione.
Sala 38 – Esta sala abriga a belíssima escultura de época romana Hermafrodito Adormecido, que passou a fazer parte do acervo do museu em 1669, com Cosimo III de’ Medici.
Sala 41 – Raffaello e Michelangelo – O museu abriga algumas obras de Raffaello, que nasceu em Urbino em 1483 e viveu em Firenze entre 1504 e 1508. Michelangelo e i Fiorentini. Área dedicada à obra Sagrada Família, também conhecida como Tondo Doni.
Na mesma sala das obras de Rafael fica a obra Tondo Doni, de Michelangelo, realizada no início do século 16, a pedido de Agnolo Doni, rico florentino amante da arte. A pintura em têmpera sobre madeira com moldura realizada por Michelangelo é o único quadro realizado pelo artista.
Sala 42 – Sala della Niobe. Esta sala é repleta de um grupo de esculturas ligadas à mitológica lenda de Niobe e Anfione e de seus filhos. Com decoração neoclássica, a sala abriga cópias de estatuas romanas de originais gregas provenientes de Roma.
No final do corredor Ponente, cópia de Laocoonte, realizada por Baccio Bandinelli . A obra original foi desenterrada em Roma em 1506 e deixou Michelangelo impressionado. A descoberta dessa obra passou a ter forte influência em seus trabalhos artísticos
Novas Salas – Em maio de 2021 14 novas salas foram inauguradas com pinturas dos anos 1500. Nessa área, obras-primas de Daniele da Volterra, Rosso Fiorentino, Pontormo, Parmigianino.
Sala 83– Esta sala é dedicada à pintura vêneta e sobretudo ao célebre artista Tiziano.
Sala 90 – Caravaggio – É praticamente no final do percurso que encontramos o espaço dedicado à Caravaggio e à pintura dos anos 1600, que desde fevereiro de 2018 ganhou uma ala nova, constituída de 8 salas. O espaço abriga grandes obras de Michelangelo Merisi (1571 – 1610), conhecido como Caravaggio, que morreu tragicamente aos 39 anos, em 1610. Nesta ala podemos contemplar obras de artistas como Rembrandt, Rubens e Van Dyck.
Em 2011 foram inauguradas as salas dedicadas a pintores estrangeiros, as “Sale Blue”, com obras de artistas espanhóis, franceses e holandeses dos séculos 16, 17 e 18. As “Sale Rosse” dedicadas à “Maneira moderna”, com obras de grandes artistas do Renascimento, como Michelangelo, Raffaello e Tiziano. As “Sale Gialle” dedicadas a pintores florentinos do século 17 e as “Sale Verdi” com estátuas de mármore, sobretudo retratos gregos e óperas de arte romanas. Para ver a o mapa das salas, clique aqui .
Reserve de 2 a 3 horas para visitar o Museu Uffizi.
Galleria degli Uffizi
Piazzale degli Uffizi
Horários: De terça a domingo : 8:15 às 18:50 (a bilheteria fecha às 18:05)
Fechado às segundas, Ano Novo, 1º maio e Natal
Valor do bilhete:
12 euros na baixa temporada e 25 euros na alta temporada
Obs: quem adquire o bilhete para visitar o Uffizi tem direito a visitar o museu Arqueológico e o Opificio Delle Pietre Dure de Firenze.
O museu participa de iniciativas com gratuidade em determinadas datas
'O Museu Uffizi de Firenze' have 18 comments
23 de maio de 2018 @ 04:45 Grazie a te / A Síndrome de Stendhal provoca transtornos psíquicos quando diante de determinadas obras
[…] 0 […]
11 de outubro de 2018 @ 11:07 Grazie a te / O que fazer em Firenze num dia de chuva?
[…] que pertenceram à família Medici e a outros colecionados privados. Fica na via del Proconsolo, 4 Uffizi – A Galleria degli Uffizi é um dos mais importantes museus da Europa, com o maior acervo […]
28 de novembro de 2018 @ 09:04 Grazie a te / O artista Michelangelo, suas obras, segredos e curiosidades
[…] dos 500. Da rica família Doni,recebeu a encomenda para o quadro Tondo Doni, em exposição no Museu Uffizi. Dedicou-se também à escultura, com a obra “Madonna con […]
14 de março de 2019 @ 15:30 Grazie a te / O museu Uffizi e o Corredor Vasariano e seu rico acervo renascentista
[…] 22 de maio de 2018 @ 05:13 Grazie a te / O Museu Uffizi, atração imperdível em Firenze, é o museu mais visitado da cidade […]
10 de setembro de 2019 @ 22:17 Grazie a te / Urbino, joia do Renascimento na região das Marcas
[…] No Museu Uffizi existe uma sala dedicada ao pintor, onde estão preservadas algumas obras muito significativas, como a Madonna del Cardellino e um auto-retrato, além de outros retratos importantes. As obras de Rafael estão expostas também na Galleria Palatina do Palazzo Pitti. A razão pela qual tantas obras do pintor encontam-se em Firenze é que Rafael viveu 4 anos na cidade, entre 1504 e 1508. Chegou à cidade curioso para conhecer os trabalhos de Leonardo e Michelangelo, que na epoca haviam “duelado” no Palazzo Vecchio. […]
16 de janeiro de 2020 @ 15:20 Grazie a te / A Igreja de Ognissanti é decorada com obras de, Botticelli e Ghirlandaio
[…] O túmulo do artista florentino Sandro Botticelli (1445-1510) fica na capela di San Pietro de Alcantara, nas capelas posicionadas do lado direito do altar. Botticelli é autor das obras Primavera e O Nascimento de Venus, expostas no Museu Uffizi. […]
6 de abril de 2020 @ 19:15 Grazie a te / Rafael Sanzio, gênio da arte renascentista, morreu aos 37 anos
[…] Ressureição de Cristo no Masp. A maioria de suas obras encontram-se em Firenze e em Roma. No Museu Uffizi existe uma sala dedicada ao pintor, onde estão preservadas algumas obras muito significativas, […]
5 de maio de 2020 @ 09:56 Grazie a te / O que muda na Itália com o início da fase 2 da emergência coronavírus?
[…] Museu Uffizi de Firenze […]
6 de junho de 2020 @ 22:44 Grazie a te / Como será o turismo após a pandemia? Como será a forma de viajar?
[…] Museu Uffizi de Firenze […]
3 de agosto de 2020 @ 14:56 Grazie a te / Beleza e perfume - os floridos campos de lavanda na Toscana
[…] Museu Uffizi de Firenze […]
8 de setembro de 2020 @ 18:35 Grazie a te / A Torre de Arnolfo, um dos símbolos da capital renascentista
[…] Museu Uffizi de Firenze […]
16 de setembro de 2020 @ 16:09 Grazie a te / Fattoria Betti, excelente vinícola familiar na Toscana
[…] Museu Uffizi de Firenze […]
14 de dezembro de 2020 @ 11:24 Grazie a te / As Rampas do Poggi em todo esplendor original com fontes e cascatas
[…] Museu Uffizi de Firenze […]
30 de dezembro de 2020 @ 12:28 Grazie a te / A perfumaria Ortigia com produtos made in Florence
[…] Museu Uffizi de Firenze […]
5 de abril de 2021 @ 14:35 Grazie a te / Villa Medicea de Castello, em Firenze - Grazie a te
[…] A villa é do século 16 e foi adquirida pela família Medici em 1477. Obras como A Primavera e O Nascimento de Vênus, de Botticelli, foram realizadas para a villa (atualmente encontram-se na Galleria degli Uffizi de Firenze). […]
20 de julho de 2021 @ 12:31 Grazie a te / Envolto pela Italia, a República de San Marino é a mais antiga do mundo
[…] Museu Uffizi de Firenze […]
21 de maio de 2022 @ 23:19 Grazie a te / O restaurante Cuculia e as criações do chef Oliver Betancourt
[…] Museu Uffizi de Firenze […]
14 de novembro de 2023 @ 16:20 Grazie a te / O Tondo Doni é a única obra móvel feita por Michelangelo
[…] móvel feita pelo artista, isso é, possível de ser transportada. O quadro está exposto no Museu Uffizi, ao lado de outros magníficos quadros realizados por Rafael Sanzio de Agnolo Doni e Madalena […]