Roteiro de 3 dias em Firenze

Os turistas que visitam Firenze passam geralmente 2 ou 3 dias na cidade. Claro que em tão pouco tempo não dá pra visitar as inúmeras excelentes atrações que a cidade oferece, como museus, praças e igrejas. Mas para quem não tem como prolongar a estadia, aqui deixo um itinerário para quem tem 3 dias para explorar a cidade:

 

turistas-firenze

Dia 1

Duomo –  Que tal começar a explorar a cidade por aqui? A Catedral  de Santa Maria del Fiore é  um dos símbolos da cidade e é o resultado de um trabalho que durou 6 séculos. O complexo do Duomo inclui, além da igreja (entrada grátis), o Museu Ópera do Duomo, o Campanário de Giotto, a cripta e a Cúpula de Brunelleschi. Existe um ingresso único para as atrações que são a pagamento. Detalhes aqui.

 

duomo

O Complexo do Duomo de Florença

 

Accademia – É no museu Accademia que está a obra original de Michelângelo, o David , concebida em 1504.  Em Firenze existem 2 cópias da estátua: uma fica na Piazza della Signora e a outra no Piazzale Michelangelo.

accademia

 

Piazza della Repubblica – uma das mais lindas praças da cidade com os históricos e elegantes cafés. A tentação é grande para se sentar nas convidativas cadeiras dos locais ao redor da praça, mas saiba que a consumação é bem salgada. Não deixe de conferir o post pagar para sentar para ficar por dentro.

piazza-della-repubblica

 

Piazza della Signoria e Palazzo Vecchio – esse é o coração pulsante da cidade. Aqui o conceito “museu a céu aberto” se faz valer. Veja mais detalhes sobre a praça e o  Palazzo Vecchio, sede da prefeitura da cidade,  neste post.

palazzo-vecchio

O Palazzo Vecchio e a Loggia dei Lanzi e suas diversas estátuas que adornam a praça

 

Piazzale Michelangelo –  Fica na parte alta da cidade.  Essa  praça nos presenteia com uma vista incrível da cidade. Admirar Firenze do alto é um programa que recomendo.  Escolha o final do dia para poder vivenciar o por do sol. Leve seu lanchinho, algo para beliscar ou bebericar e passe um tempo ali, vendo a cidade se transformar quando o sol se despede.

piazzale-michelangelo

Dia 2

Mercado de San Lorenzo–  Voce pode começar seu dia aqui Acho imperdível um passeio pelo Mercado central San Lorenzo. No térreo funciona o mercado propriamente dito, com bancas de frutas, verdura, alimentos, laticínios e produtos típicos. E no primeiro andar, com diversos quioesques,  existe uma grande praça de alimentação, onde é possível petiscar uma grande variedade de alimentos.

Piazza San Marco, Santa Annunziata e Piazza San Lorenzo –  Outros locais cheios de vida e lindas construções são as praças, que ficam próximas uma das outras: praça San Marco,  a Santissima Annunziata  e a Piazza San Lorenzo, onde fica Complexo da Basílica de San Lorenzo.

cappelle-medicie

No complexo da Basílica de San Lorenzo está a Capela dos Medici.

Igreja de São Lorenzo e Capela dos Medici– No complexo da Basílica de San Lorenzo estão a Igreja de San Lorenzo, que era a paróquia da família Medici, e a Capela dos Medici, mausoléu e local de sepultamento da prestigiosa família. Foi construída pelos Medici durante a Renascença.

A Capela dos Príncipes, que junto à Sacristia Nova constituem As Capelas dos Medici, grandiosa capela, com 59 metros de altura e ricamente decorada com mármore

 

Museu UffiziO museu reúne o maior acervo de obras góticas e renacentistas do país . É o mais importante museu de Firenze e guarda tesouros de artistas como Botticelli, Leonardo da Vinci, Tiziano, Rubens e Michelangelo.

uffizi

A Galleria degli Uffizi

 

Ponte Vecchio – Perto do Uffizi fica um dos mais famosas cartões-postais da Itália, a Ponte Vecchio. Essa ponte foi a única de Firenze poupada dos bombardeiros alemães durante a 2ª Guerra Mundial. É repleta de joalherias, entre aqui para saber tudo a respeito sobre a Ponte Vecchio.

ponte-vecchio

 

Palazzo Pitti e Giardini di Boboli –  O Palazzo Pitti é uma enorme construção renascentista de Firenze e fica no Oltrarno, bem perto da Ponte Vecchio, e abriga 8 museus. Foi residência dos rei da Itália entre 1865 e 1871 quando a cidade foi capital do país.  No Palazzo Pitti  residiram também as poderosas famílias Medici e Lorena.  Instalado atrás do palácio estão os Jardins de Boboli, a maior área verde da cidade. Distribuído em vários níveis, é um grande parque repleto de plantas, estátuas e fontes, um deslumbre!

palazzo-pitti

 

Santo SpiritoDepois do Palazzo Pitti,  reserve ao menos uma horinha para passear por essa charmosa região da cidade, mais boêmia e com uma variedade de bodegas, restaurantes transadinhos e lojinhas de artesanato. Confira neste post sobre arte no Oltrarno.

santo-spirito

A pracinha central do bairro abriga a Igreja de Santo Spirito. Inúmeros restaurantes e barzinhos circurdam a praça

 

Dia 3

Igreja Santa Croce – Comece o dia na pracinha de Santa Croce e não deixe de visitar a igreja homônima (a pagamento), onde estão enterrados grandes personalidades italianas, como Machiavel, Galileu e Michelangelo. No blog tem post sobre a igreja de Santa Croce. Foi nessa igreja que surgiu a Síndrome de Stendhal.  Aproveite pra dar uma esticada até a região de Sant’Ambrogio, que tem um típico mercado de frutas, verduras, vestuário e street-food com produtos locais.

santa-croce

Projetada por Arnoldo Di Cambio, a igreja começou a ser construída em 1294 mas ficou pronta quase um século depois e contou com a ajuda das ricas famílias florentinas que contribuíram com doações em troca de sepulturas na igreja

 

Igreja Santa Maria Novella –  Perto da estação, a igreja Santa Maria Novella, localizada na praça homônima,  é a primeira  grande basílica da cidade e a principal Igreja Dominicana de Florença.  Seu interior é decorado por esplêndidos afrescos e esculturas.

santa-maria-novella

A igreja de Santa Maria Novella é uma das mais importantes obras do Renascimento fiorentino, mesmo tendo sido iniciada precedentemente

 

Passeio pelas ruelas da cidade –  Firenze é uma cidade cheia de vida, arte e beleza em cada cantinho. Permita-se um passeio sem destino por suas vielas para admirar sua arquitetura e absorver um pouco do seu ritmo, beleza e costumes.

 

firenze

 

Tour enogastronômico –  Uma forma muito gostosa de conhecer a cidade e suas tradições é através de um tour enogastronômico, onde você vai ter a oportunidade de vivenciar os costumes locais e experimentar produtos típicos. Quer passear comigo pelo centro?  Geralmente o passeio é realizado pela manhã. Veja detalhes aqui.

 

O blog Grazie a te pode  tem parcerias com muitos profissionais e pode te indicar guias que falam português para auxiliar e enriquecer a sua visita.  Escreva um email para grazieateblog@gmail.com.

O Palazzo Vecchio de Firenze

Mala para a primavera na Europa

Restaurantes em Firenze

Food tour na região do Oltrarno

Onde comer pizza em Firenze

Onde comprar souvernis de Firenze

 

19 pensou em “Roteiro de 3 dias em Firenze

  1. Pingback: Grazie a te / O pão toscano, presente em muitas receitas típicas da região

  2. Pingback: Grazie a te / Um pouquinho do cotidiano dos fofíssimos nonos da Itália

  3. Pingback: Grazie a te / A Valdambra pode servir de base para explorar diversas cidades, pois está localizada entre Firenze, Siena e Arezzo

  4. Pingback: Grazie a te / Dicas para um passeio de um dia em Pádua visitando 10 atrações da cidade

  5. Alexandre

    Oi, Denya, tudo bem?
    Tenho uma dúvida, vc pode me ajudar?
    Estarei em Florença de 01 a 05/06 desse ano, ou seja, excluindo os dias de chegada e partida, tenho 3 dias inteiros.
    Descobri que o Uffizzi estará gratuito no dia 02/06 por conta de uma data comemorativa, mas sem possibilidade por isso de agendamento para a entrada sem fila.
    Vc acha “cilada” deixar o Uffizzi para esse dia? Ou é melhor pagar para não arriscar, reservando para o outro dia (que teria de ser dia 04/06, pois dia 03 é segunda e não abre)?

    Outra questão: no dia 03/06 que é segunda e os museus não abrem, pensei em fazer um bate e volta. É possível ir no mesmo dia a Siena e San Gimignani com transporte público, num roteiro breve?

    Obrigado, Alexandre!

    Responder
    1. Denya Pandolfi Autor do post

      Oi Alexandre, td bem? Olha, junho é alta estação e os museus estão sempre bem cheios. Em dia de gratuidade as filas ali são bem grandes! Vc pode arriscar e tentar Uffizi no domingo. Caso não consiga, pode adquirir para o dia 4, que certamente também estará cheio pois na segunda não abre e geralmente às terças tem bastante gente. Não queria ter essa responsabilidade, rs. Estou apenas dizendo como geralmente funciona Boa sorte e boa visita!!! Denya

      Responder
      1. ALEXANDRE

        Oi, Denya!
        Tranquilo…. Rsrsrs
        Se ambos os dias ficam cheios, é melhor reservar antes pra não pegar fila. Até pq se eu deixasse pra ir no uffizzi no domingo, eu reservaria duomo e accademia pra terça… Resumindo: não tenho alternativa e acabei de perceber isso agora… Hahahaha. Vou reservar tudo antes mesmo. Melhor pagar um pouco mais e ter uma viagem tranquila…
        Obrigado!

        Responder
  6. Pingback: Grazie a te / O burgo medieval de Pienza, na romântica região do Val D'Orcia

  7. Pingback: Grazie a te / O que fazer o que não fazer em Firenze. Vamos às dicas?

  8. Pingback: Grazie a te / Os oratórios nas esquinas de Firenze: elementos da arquitetura sacra

  9. Pingback: Grazie a te / A Praça da República de Florença, a praça dos cafés e do carrossel

  10. Pingback: Grazie a te / Gravações da terceira temporada de A Amiga Genial em Florença

  11. Pingback: Grazie a te / Na Idade Média haviam cerca de 150 casas-torres em Florença

  12. Pingback: Grazie a te / A Síndrome de Stendhal provoca transtornos psíquicos diante das obras

  13. Pingback: Grazie a te / Endereços onde tomar um delicioso café em Firenze

  14. Pingback: Grazie a te / A Torre de Arnolfo, um dos símbolos da capital renascentista

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.